Moto Teste a CFMoto 800 MT, a Aventureira Tecnológica

Teste a CFMoto 800 MT, a Aventureira Tecnológica


A CFMoto chegou a Portugal com uma interessante gama que tem vindo a consolidar a marca no mercado nacional. Desta vez rodámos na versão Explore da 800 MT – que tem ainda a Sport e a Touring, teste já publicado na Revista Motojornal 1563. Graças à joint venture com a KTM – ao abrigo do qual a Zhejiang Chunfeng Power, casa-mãe da CFMoto, produz modelos da marca austríaca na China – o motor usado é o bicilíndrico paralelo de 799 cc oriundo da 790 Adventure, oferecendo 91 cv de potência máxima e 75 Nm de binário.

Este é montado num quadro tubular e este está equipado com suspensões KYB reguláveis, e travões J.Juan, e com jantes de 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira, montando pneus Michelin Anakee Adventure.

DESTAQUES
CFMoto 800 MT 
Preço: 12.790 €
Cilindrada: 799 cc
Potência: 91 cv
Binário: 75 Nm
Peso a cheio: 231 kg

É a descrição duma trail dos tempos modernos, mas a CFMoto foi um pouco mais longe, e recheou a Explore com mais equipamento que, pode não se ver, mas sente-se.
A posição de condução é a que seria de esperar duma trail, e proporciona o conforto necessário para quem pretende fazer longas viagens, ao mesmo tempo que é fácil conduzi-la pela cidade.

Leia também – Detalhes sobre a nova CFMoto 800MT Explore

A posição de condução é dominada pelo autêntico tablet que fica à nossa frente, um TFT de 8 polegadas, sensível ao toque e que tem muitas funcionalidades, já que para além das funções de painel de instrumentos, inclui Apple CarPlay e Android Auto, como já tínhamos visto na CFMoto 800 NK; graças ao seu generoso tamanho, é possível mostrar simultaneamente o mapa de navegação e as funções básicas como velocímetro, conta-rotações e nível de combustível.

Para além disso, com a app CFMoto Ride, conseguimos ter no nosso telefone a mais variada informação sobre a moto, e ainda uma função muito útil: sempre que alguém tenta mover a moto, recebemos uma notificação no telefone. O painel de instrumentos tem ainda informação pouco comum em motos deste segmento, como a monitorização dos pneus. Não apenas com a indicação da pressão, mas também da temperatura.

Por uma questão de segurança o painel não aceita ‘input’ com a moto em andamento, mas algumas funções – como mudar mapas de condução, ou gerir a música ou comunicações – pode ser feito através do bloco de botões no punho esquerdo (todos os botões são retro-iluminados). Por outro lado, funções como o odómetro parcial ou a informação sobre o consumo de combustível estão num menu escondido – no menu de configuração da moto é preciso deslizar o dedo para baixo desde o topo do ecrã – e essa informação nunca está visível quando em andamento, apenas o odómetro total.

Mas o painel de instrumentos faz parte de outro sistema bem útil: a CFMoto 800 MT Explore vem equipada com radar, cuja função é avisar-nos da presença de veículos no nosso ângulo morto e da proximidade do carro atrás de nós, graças ao aviso de colisão traseira. Isto é especialmente útil nas mudanças de via para uma ultrapassagem, por exemplo, com o painel a mostrar uma mancha amarela do lado que estiver o veículo no ângulo morto, e com um aviso sonoro. Este pode tornar-se incómodo quando rodamos com trânsito intenso, até porque é audível pelos condutores dos outros veículos e alguns ficam a pensar que lhes estávamos a buzinar…

Quando a proximidade do outro veículo pode ser perigosa, o aviso visual é vermelho.
O motor tem aquele trabalhar rude característico, e também um bom empurrão cada que é solicitado pelo punho direito. A CFMoto 800 MT Explore vem equipada com quick shift bi-direcional, o que permite rápidas passagens de caixa e o conforto de não ter que usar a embraiagem. Porém o seu comportamento em ambiente urbano – baixas velocidades e baixas rotações – é um pouco errático, especialmente nas reduções, e mais concretamente de terceira para segunda, pelo que acabei por desligá-lo.

A CFMoto 8000 MT Explore está perfeitamente apta para fazer aquilo a que se propõe, explorar. Tem seis modos de condução (Sport, Rain, dois Off Road e dois All Terrain) que permite adequar o carácter do motor ao percurso e à condução, com a segurança acrescida do ABS em curva.

O carácter do motor é entusiasmante, a ciclística corresponde, e toda a experiência de condução satisfaz-nos ao ponto de os quilómetros passarem sem darmos por isso.
Apesar de dar a sensação de ter o centro de gravidade algo alto, especialmente quando temos que a manobrar a baixa velocidade, a verdade é que em andamento a CFMoto 800 MT Explore, com os seus 231 kg em ordem de marcha, revela-se ágil, e bastante prazerosa de levar numa estrada revirada, com as suspensões a fazerem um excelente trabalho em qualquer tipo de piso.

Com o depósito de 19,5 litros e consumos a rondar os 5 litros (se não formos demasiado ambiciosos com o punho direito…) por cada 100 km é possível fazer mais de 350 km entre abastecimentos. O vidro dianteiro à ajustável manualmente em altura, e o conjunto oferece a proteção necessária para minimizar o cansaço nas tiradas mais longas.

Equipada com a roda dianteira de 19 polegadas, e pneus de utilização mista, permite deixar o asfalto para trás e percorrer trilhos de terra, onde a maior limitação será a capacidade do ‘artista’ aos seus comandos, do que da moto que, não sendo uma verdadeira todo-o-terreno, o curso das suas suspensões (160 mm à frente e 150 mm atrás), permite encarar com algum à-vontade essas incursões pela terra, e por isso vem equipada com proteção de cárter em alumínio e barras de proteção. Os vários modos permitem adaptar o ABS e o controlo de tração às condições e às preferências do condutor.

Proposta por 12 790 €, a CFMoto 800 MT é uma excelente proposta para quem procura uma moto bem equipada, que permite encarar qualquer viagem sozinho ou com passageiro, e com equipamento acima da média – embora as malas sejam opcionais.

Texto: Vitor Martins
Fotos: Rui Jorge

FICHA TÉCNICA
CFMoto 800 MT Explore

Preço: 12 790 €
Motor: 2 cilindros paralelos, 4T, refrigeração por líquido
Distribuição: dohc, 4 válvulas por cilindro
Diâmetro x curso: 88 x 65,7 mm
Cilindrada: 799 cc
Potência máxima: 91 cv/9250 rpm
Binário máximo: 75 Nm/8000 rpm
Embraiagem: multidisco em banho de óleo, assistida
Caixa: 6 velocidades
Transmissão final: por corrente
Quadro: tubular
Suspensão dianteira: forquilha telescópica KYB, Ø n.d., curso de 160 mm
Suspensão traseira: mono-amortecedor KYB ajustável, curso de 150 mm
Travão dianteiro: 2 discos de Ø320 mm, pinça J.Juan de 4 êmbolos de montagem radial, ABS em curva
Travão traseiro: disco J.Juan de Ø260 mm, pinça de 2 êmbolos, ABS em curva
Pneu dianteiro: 110/80 x 19″
Pneu traseiro: 150/70 x 17″
Comprimento máx.: 2234 mm
Largura máx.: 853 mm
Altura do assento: 852 mm
Distância entre eixos: 1531 mm
Capacidade do depósito: 19,5 litros
Peso (em ordem de marcha): 231 kg
Importador: CFPT – Veículos e Acessórios, S.A.

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