Moto Aumentos de portagens validados pelo IMT

Aumentos de portagens validados pelo IMT


A Concessão Brisa divulgou hoje as alterações no tarifário com alguns aumentos de portagens para a sua rede de autoestradas, que entrarão em vigor a partir de 1 de janeiro de 2024. Cerca de 30% das taxas aplicadas aplicadas a veículos de Classe 1 irão ser actualizadas – 33 das 93 taxas de portagem. Segundo a Brisa esta decisão estratégica visa, em parte, compensar variações superiores à média em anos anteriores.

De acordo com a legislação vigente, as tarifas de portagem terão uma atualização média de 2,1% em 2024. Este aumento reflete a taxa de inflação homóloga do Continente sem habitação, medida em outubro, acrescida de 0,1% conforme estabelecido pelo Decreto-Lei n.º 87-A/2022, que limitou a atualização e os aumentos das portagens em 2023.

Evolução das taxas de portagem cobradas nos principais percursos urbanos a veículos de Classe 1
Evolução das taxas de portagem cobradas na longa distância a veículos de Classe 1

A concessionária enfatiza que as variações nas taxas de portagem visam garantir a sustentabilidade financeira e a qualidade dos serviços oferecidos aos utentes. Este anúncio surge num contexto em que as questões relacionadas com os custos de deslocação e o equilíbrio económico dos utilizadores ganham relevância.

Leia também – Carta de moto: Conheça as categorias e acabe com as dúvidas

Diz a Brisa, que estas mudanças procuram equilibrar as necessidades dos condutores com a manutenção e melhoria contínua da infraestrutura rodoviária, marcando assim o início do ano de 2024 com uma nova abordagem às tarifas de portagem. Está previsto um investimento de 62 milhões de euros em 2024 na manutenção da sua rede.

As principais obras a realizar no novo ano vão abranger autoestradas em todo o país, nomeadamente, na A1, A2, A3, A5, A9 e A12, com obras de beneficiação em pavimentos e reabilitação de viadutos e taludes, entre outos trabalhos.

Na A3 e na A4, ambas na região norte, vão ser feitas obras para melhorar a mobilidade em barreiras de portagem e em nós de ligação. No Alentejo, vão ser remodelados edifícios de áreas de serviço da A6 para os adaptar ao novo conceito de áreas de conforto Colibri, um exclusivo da rede Brisa Autoestradas.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a para de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!

O conteúdo Aumentos de portagens validados pelo IMT aparece primeiro em MOTOJORNAL.

Related Post

Generated by Feedzy