Na missão de alertar os condutores para a necessidade de uma circulação mais segura, a Guarda Nacional Republicana partilhou, esta semana (através da rede social Facebook) “mais uma dica” com os portugueses.
“Há algumas semanas, alertamos os nossos seguidores para o perigo de iniciar a viagem ainda com gelo no vidro do carro”, começam por recordar os militares – uma notícia que pode ler através deste link.
“Mas”, prossegue a GNR, “mesmo depois de limpar o gelo, o que fazer quando o vidro fica embaciado?“
“Conduzir com o vidro para-brisas embaciado reduz a visibilidade drasticamente e condiciona o exercício da condução em segurança”, alerta. Assim, “para prevenir este fenómeno” – que se “deve ao choque térmico entre os ambientes do interior e exterior do veículo, resultando em condensação da humidade existente no ar” -, deve “utilizar produtos específicos para desembaciamento”.
No entanto, “existe uma alternativa que, embora a sua eficácia possa variar e não ser tão eficiente, é uma opção mais natural para desembaciar vidros“.
A GNR sugere que experimente o seguinte:
Corte uma batata a meio;
Depois, passe por toda a superfície do vidro;
Em seguida, finalize com um pano limpo.
“Desta forma, o amido da batata irá criar uma película que ajudará a impedir que a humidade fique agarrada aos vidros”, é explicado.
Leia Também: Cartas de condução. IMT regista recorde com pedidos online