A Moto Guzzi Stelvio foi um dos grandes destaques na passada edição do Salão de Milão EICMA. O evento italiano dedicado ao mundo das duas rodas foi o cenário escolhido pela casa de Mandello del Lario para revelar a nova geração de uma “adventure tourer” que promete longas horas de diversão em viagem.
Equipada com o típico motor Guzzi de dois cilindros em V a formarem uma abertura de 90 graus, e agora denominado de “compact block” pelas suas dimensões mais compactas, a Stelvio destaca-se pela sua potência de 115 cv e um generoso binário de 105 Nm, sendo que 80% desse binário estará disponível logo a partir das 3.500 rpm.
Porém, e mais do que o motor ou o estilo aventureiro, a nova Stelvio estreia um novo pacote tecnológico que a Moto Guzzi denomina de PFF Rider Assistance Solution, um equipamento opcional.
Leia também – EICMA 2023: A Moto Guzzi Stelvio regressa para mais aventuras
Como destaques neste sistema, podemos referir as seguintes tecnologias:
– A Stelvio usa dois radares, dianteiro e traseiro, que ao contrário dos radares baseados em tecnologia ultrassónica, oferece benefícios em termos de raio e área de deteção, mas também uma maior fiabilidade na leitura dos dados independentemente das condições de luminosidade;
– Following Cruise Control: cruise control adaptativo que gere automaticamente a distância para o veículo à frente. O sistema, quando deteta que o veículo à frente abranda, atua sobre o efeito travão-motor, aumentando-o, efetivamente reduzindo a velocidade da moto. Este sistema é um opcional dentro do PFF Rider Assistance Solution;
– Forward Collision Warning: sistema de deteção de obstáculos à frente da moto;
– Blind Spot Information System: sistema de deteção de objetos no ângulo morto;
– Lane Change Assist: sistema de ajuda à mudança da via de rodagem, usando uma série de sinais de alerta que podem ser visuais ou sonoros.
Para ajudar o condutor da Stelvio a encontrar uma parametrização equilibrada para diferentes situações de condução, a Moto Guzzi disponibiliza nesta “adventure tourer” cinco modos de condução, cada um com os seus parâmetros específicos: Turismo, Rain, Street, Sport e Off Road.
Refira-se ainda que o ABS com função em curva é desenvolvido pela Continental, e disponibiliza dois modos de funcionamento.
O equipamento de série inclui ainda elementos como luzes de iluminação em curva, ficha USB para ligar dispositivos móveis, painel de instrumentos TFT a cores de 5 polegadas, para-brisas dianteiro ajustável eletricamente em altura (70 mm), isto tudo pode ser complementado com acessórios oficiais como a ligação Bluetooth Moto Guzzi MIA, para além das malas, assento e punhos aquecidos, entre muitas outras coisas.
E qual é o preço e disponibilidade da nova Moto Guzzi Stelvio em Portugal?
De acordo com o importador, esta novidade estará disponível para entrega no nosso País durante o mês de março para a versão base ou abril para a versão com mais equipameno.
Os preços variam conforme o cliente deseje a versão base, sem o PFF Rider Assistance Solution, e que tem um PVP de 16.499€, ou então a variante topo de gama Stelvio PFF Rider Assistance Solution que em um PVP de 17.299€.
Quanto a cores, as duas versões da Moto Guzzi Stelvio estão disponíveis nas opções de cor Giallo Savana ou Nero Vulcano.
Para mais informações poderá contactar o importador nacional da marca italiana, a Officina Moto, clicando aqui .
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!
O conteúdo Moto Guzzi Stelvio – Quando chega a Portugal e os preços aparece primeiro em MOTOJORNAL.