Provavelmente não assistimos a uma chegada ao maior palco mundial do motociclismo de velocidade com tanta ansiedade como aconteceu com a Trackhouse Racing. A nova equipa americana a integrar o MotoGP liderada por Justin Marks, não só se apresenta à partida como uma nova forma de estar no desporto, seguindo a forma tipicamente americana de promover os seus atletas ou projetos desportivos, como também é a nova equipa de Miguel Oliveira e de Raul Fernandez.
Os dois pilotos juntamente com as Aprilia RS-GP, versão de 2024 para Miguel e versão de 2023 (para já) para Raul, foram as estrelas do evento de apresentação da Trackhouse Racing que decorreu esta madrugada (hora portuguesa) em Los Angeles.
Depois de termos assistido à confirmação de que a nova equipa satélite da Aprilia será a Trackhouse Racing, que mostrou toda a sua ligação ao mundo do motociclismo norte-americano com uma decoração “All American” nesse primeiro momento, neste segundo momento a equipa revelou então as cores oficiais para a temporada 2024 de MotoGP.
Apesar de alterar de forma bastante notória a decoração em comparação com o que tínhamos visto anteriormente, a Trackhouse Racing mantém como inspiração a decoração “Stars and Stripes” da bandeira americana. Vermelho, branco e azul serão assim as novas cores de Miguel Oliveira e Raul Fernandez nesta nova temporada de MotoGP.
Esta é uma decoração que servirá de homenagem aos grandes pilotos americanos que “pisaram” os palcos mundiais do motociclismo, e mais concretamente a categoria rainha.
Nomes como Kenny Roberts, Freddie Spencer, Eddie Lawson, Wayne Rainey, Randy Mamola, John Kocinski, Kenny Roberts Jr. e o saudoso Nicky Hayden. Pilotos que pelos seus feitos em pista e conquistas, são hoje lendas americanas do MotoGP.
Procurando trazer para o motociclismo de velocidade todo o conceito do projeto que levou a Trackhouse Racing até ao sucesso no mundo da Nascar, a equipa americana contará com um maior apoio por parte da Aprilia Racing.
Já sabemos que Miguel Oliveira terá à disposição a nova Aprilia RS-GP24 que ainda está na sua fase inicial de desenvolvimento, enquanto Raul Fernandez terá a oportunidade de iniciar a temporada com a Aprilia RS-GP23 que foi utilizada o ano passado pelos pilotos de fábrica. O piloto espanhol poderá, mais à frente, optar por competir com a nova RS-GP24, caso o deseje, e assim que a Aprilia Racing tiver a capacidade de fornecer a moto e todos os componentes.
Durante a apresentação da equipa, e para além das novas cores das Aprilia satélite, e que as tornam facilmente reconhecidas em pista no meio do pelotão de MotoGP, os pilotos foram as estrelas de um evento que foi muito aguardado deste lado do Atlântico.
Para os portugueses, esta será mais uma temporada de grandes expectativas.
Miguel Oliveira vai receber o mesmo material que utilizam os pilotos de fábrica, uma moto atual, e terá, a acreditar nas palavras de Justin Marks e de Massimo Rivola, CEO da Aprilia Racing, todo o apoio em termos técnicos para perseguir os melhores resultados em 2024.
Resultados que, com naturalidade, passam por continuar a amealhar vitórias na categoria rainha. Aliás, Miguel Oliveira continua a ser um dos pilotos com maior número de vitórias atualmente em atividade, e, esperamos, 2024 venha a ser uma temporada recheada de sucesso para o piloto português que poderá então somar mais alguns triunfos.
Sobre a nova temporada e nova equipa, Miguel Oliveira refere que “Estou obviamente super contente por estar aqui nos Estados Unidos no lançamento desta equipa americana em MotoGP. É um grande prazer fazer parte da família Trackhouse Racing. Mal posso esperar por começar a nova temporada, novas cores, cores excitantes, de corrida e competitivas. Mal posso esperar para me sentar na nova moto durante o teste daqui a alguns dias e começar a temporada”, revelou o piloto português.
Por outro lado, Miguel Oliveira não esconde a importância de pilotar uma moto com uma especificação de fábrica e atual:
“É super importante porque finalmente tenho a oportunidade de pilotar a moto de fábrica. Para nós é a forma certa de seguir caminho em termos de desenvolvimento de material e chegar ao topo. Não sei bem o que podemos esperar pois embora não seja tudo novo, de certa forma parece que é. Por isso vamos ter de estar atentos, focados, e fazer o nosso trabalho da melhor forma possível”.
Ao seu lado na box da formação americana que, no seguimento do que vimos no ano passado com a RNF, terá Wilco Zeelenberg como estratega em pista, Miguel Oliveira vai voltar a ter o espanhol Raul Fernandez.
Raul terminou a temporada passada em crescendo de forma, mesmo com todos os problemas associados ao projeto RNF.
Para este ano, Raul Fernandez referiu durante a apresentação da Trackhouse Racing que “Hoje, todos viram a nossa decoração para este ano. Para mim é muito bonita, e uma grande oportunidade para mostrar a bandeira americana. Penso que é fantástico que a América tenha uma equipa em MotoGP, por isso para mim é um enorme prazer estar aqui e mostrar esta bandeira. Gosto mesmo dos Estados Unidos e da sua gente. A apresentação foi fantástica. Estar aqui em Los Angeles é um sonho! Estou realmente feliz e com bons sentimentos para esta temporada. Penso que vou gostar muito. Vemo-nos na pista!”.
Quem também não quis deixar passar a oportunidade para reforçar a importância do momento, e de um ano repleto de novidades, foi Justin Marks.
O líder do projeto Trackhouse Racing aproveitou a apresentação da equipa em Los Angeles para reforçar o espírito de colaboração que existe com a Aprilia Racing, enaltecendo o esforço de todos em conseguirem colocar de pé uma nova equipa de MotoGP em pouco mais de três meses:
“Esta apresentação é um momento incrível. É a combinação de um trabalho incrível que todos na Trackhouse Racing, em MotoGP e a Aprilia conseguiram fazer num curto espaço de tempo para fazer acontecer um pouco de magia. Somos uma marca global, mas uma empresa americana e sermos capazes de celebrar a formação desta equipa e estrear estas motos numa cidade americana icónica como é Hollywood é verdadeiramente especial. Estou ansioso por esta temporada. Não sabemos, verdadeiramente, o que podemos esperar enquanto performance em pista. Tudo o que sei é que temos bom equipamento da Aprilia, grandes pessoas, e pilotos que estão muito motivados, saudáveis e felizes. Tipicamente, isso traduz-se em velocidade neste tipo de desporto, por isso vai ser uma grande experiência de aprendizagem para mim e para a Trackhouse Racing que está habituada a trabalhar na Nascar. Por isso, penso mesmo que o céu é o limite para esta equipa”, referiu Justin Marks durante a apresentação da sua equipa de MotoGP.
Após este momento especial, a equipa Trackhouse Racing, os pilotos Miguel Oliveira e Raul Fernandez, estarão já a preparar-se para viajar até à Malásia, onde nos primeiros dias de fevereiro vão estrear as novas cores americanas durante o teste oficial de pré-temporada de MotoGP que decorre no circuito de Sepang.
Galeria de fotos Trackhouse Racing
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as performances e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!
O conteúdo MotoGP 2024 – Apresentação da Trackhouse Racing de Miguel Oliveira aparece primeiro em MOTOJORNAL.