Um dia antes do início dos testes oficiais de MotoGP em Sepang, a equipa de fábrica Monster Energy Yamaha apresentou-se oficialmente as “novas” cores e decorações para a temporada 2024 da categoria rainha.
Aproveitando os derradeiros momentos de relativa descontração antes do decisivo teste de pré-temporada que permitirá entender melhor o que foi feito para melhorar a Yamaha YZR-M1, a equipa de Iwata mostrou as cores para este ano. Na verdade, não fosse a modificação do #42 nas carenagens de uma das motos, o relativo a Alex Rins, e seria difícil descobrir novidades na decoração.
Para esta temporada a Yamaha e o seu departamento de competição Yamaha Racing têm a complicada missão de dar a volta à situação de falta de resultados em que a equipa se encontra.
O ano passado a YZR-M1, quer pelas mãos de Fabio Quartararo, quer também pelas mãos de Franco Morbidelli, nunca se mostrou capaz de estar a lutar pelos lugares cimeiros, pese embora alguns resultados em momentos específicos.
Para além de manter Fabio Quartararo na equipa, a Monster Energy Yamaha foi recrutar Alex Rins à LCR Honda. O espanhol regressa aos comandos de um protótipo de MotoGP com motor quatro cilindros em linha, ele que foi precisamente o último a vencer com a Suzuki GSX-RR equipada com um motor desta arquitetura antes da Suzuki abandonar a competição no final de 2022.
Em termos de estrutura diretiva e desportiva da equipa, a Monster Energy Yamaha apresenta bastantes novidades.
Lin Jarvis continua a ser o responsável máximo do projeto da Yamaha Racing em MotoGP e da equipa, o italiano Massimo Meregalli mantém-se como diretor desportivo da Monster Energy Yamaha. Porém, a equipa vê-se reforçada com a chegada de Massimo Bartolini que assume desde já o cargo de diretor técnico da Yamaha Factory Racing.
Por outro lado, Takahiro Sumi, diretor geral da divisão de desenvolvimento de competição da Yamaha Motor Co., vai a partir de agora trabalhar com o novo líder de projeto da YZR-M1, Kazuhiro Masuda, para além do já referido Massimo Bartolini.
Mudanças significativas e que têm como claro objetivo agilizar o desenvolvimento da moto japonesa. Esse desenvolvimento poderá ser mais rápido do que foi noutras temporadas anteriores, pois, como bem sabemos, a Yamaha, tal como a Honda, está na categoria D das novas regras de Concessões e por isso tem maior liberdade para modificar a YZR-M1 ao longo da temporada, incluindo desenvolvimento do motor.
Quanto aos pilotos, a Monster Energy Yamaha continuará a ser liderada em pista por Fabio Quartararo.
O piloto francês tem vindo a pedir à Yamaha Racing para alterar drasticamente a M1, e já assumiu publicamente em 2023 que se a performance da moto não melhorar, começará a pensar em alternativas. Mas os primeiros sinais são positivos, e Fabio Quartararo prepara-se para competir em 2024 em MotoGP com ambições de lutar pelo título.
Durante a apresentação da Monster Energy Yamaha, o francês referiu que “É o início de temporada, e é sempre entusiasmante! Todos vão começar com zero pontos novamente, e sei que tanto a equipa como eu estamos super motivados para fazer o máximo de trabalho durante o teste em Sepang. Um bom começo de 2024, mesmo sendo apenas um teste, poderá resultar numa boa vantagem mais para a frente. Por isso, como sempre, vamos dar tudo o que temos todos os dias, todas as sessões e todas as voltas. Sei que a Yamaha tem estado a trabalhar arduamente, por isso penso que se continuarmos a ir ao limite em todos os aspetos, deveremos poder ter um grande ano em conjunto. Quero lutar pelo topo, e quero saudar os meus fãs a partir do degrau mais alto novamente!”.
Ao lado daquele que já foi o campeão de MotoGP (2021), estará Alex Rins.
O experiente espanhol vai competir pela terceira marca desde que subiu à categoria rainha. Alex Rins poderá tornar-se num dos poucos pilotos a conseguir vencer uma corrida com três fabricantes diferentes: Suzuki, Honda e Yamaha.
Alex Rins, durante a apresentação da equipa, mostrou-se entusiasmado com o novo capítulo na sua carreira, e revela que a Yamaha YZR-M1 é uma moto ao seu gosto:
“Eu já tive a primeira experiência com a M1 a trabalhar com a equipa de testes em Valência e no Shakedown em Sepang, mas a apresentação da equipa para 2024 hoje deixa-me entusiasmado novamente como se fosse o meu primeiro dia. Tivemos uma boa sessão no teste em Valência, por isso estou bastante satisfeito com isso, e mal posso esperar para continuar a trabalhar a partir de amanhã em Sepang. Tenho muitas coisas para experimentar, mas estou a sentir-me confiante. A moto parece ser simples de me adaptar a ela, por isso penso que conseguirei passos em frente no teste em Sepang. Tenho estado a trabalhar muito na minha preparação física para chegar aqui no melhor nível possível, e agora tudo o que quero é voltar a pilotar novamente!”, declarou Alex Rins.
Recordamos que a partir de 6 de fevereiro e até 8 de fevereiro, tanto Fabio Quartararo como Alex Rins estarão em ação no primeiro teste oficial de pré-temporada de MotoGP. Esse teste será realizado no circuito de Sepang, onde há poucos dias aconteceu o Shakedown que a Revista MotoJornal acompanhou aqui ao detalhe.
Galeria de fotos da Monster Energy Yamaha
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