Os tempos obtidos nos dois dias anteriores, e, principalmente, a forma relativamente fácil com que os registos dos pilotos estavam a baixar de sessão para sessão, deixavam antever que no terceiro e último dia de testes oficiais de MotoGP em Sepang veríamos novos recordes não oficiais a serem registados. E a verdade é que os pilotos da categoria rainha não desiludiram!
Logo pelos primeiros minutos deste terceiro dia de testes oficiais no traçado malaio, e aproveitando as temperaturas mais baixas, os tempos por volta foram bastante competitivos. Não foi necessário aguardar muito tempo para ver, pela primeira vez na história de MotoGP, um piloto a conseguir rodar em Sepang no segundo 56.
Com 25 minutos de pista aberta passados, Jorge Martin (Prima Pramac Ducati), que inicialmente não estava muito satisfeito com as novas carenagens aerodinâmicas da Ducati Desmosedici GP24, mas que hoje acabou por mostrar-se agradado e confiante na sua utilização, fez aquela que era até então a melhor volta de sempre: 1m57.099s.
Mas o espanhol, vice-campeão de MotoGP em 2023, deverá ter ficado incrédulo quando apenas um minuto depois Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) puxou dos galões de campeão em título, e levou a sua Desmosedici GP24 #1 a parar o cronómetro em 1m56.682s!
Bagnaia tornou-se assim no primeiro piloto de sempre a rodar em 56 no circuito de Sepang, e a sua volta acabou por resistir aos “time attacks” dos pilotos rivais ao longo de todo o terceiro dia de testes de MotoGP.
Jorge Martin não precisou de muito mais tempo para seguir o rival e também baixar para o segundo 56, cortesia de uma volta em 1m56.854s. Essa foi também a sua melhor volta do teste, o que o deixou na segunda posição da tabela de tempos combinados.
Com os dois principais candidatos ao título de MotoGP a “desbravarem” o caminho, vimos ainda outros dois pilotos Ducati, Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) e Alex Márquez (Gresini Racing), a também conseguirem baixar para o segundo 56, terminando ambos, respetivamente, em 3º e 4º na tabela de tempos.
Aleix Espargaró (Aprilia Racing) foi mais um dos que melhorou o seu tempo e fechou o “Top 5” destes testes oficiais de Sepang, tendo logo atrás de si o oito vezes campeão do mundo Marc Márquez (Gresini Racing), que depois de dois dias a trabalhar no “setup” da sua Desmosedici GP23, acabou hoje por fazer o derradeiro ataque ao cronómetro e entrar diretamente para a lista dos pilotos mais rápidos em Sepang.
Com o ataque ao cronómetro terminado, e muitos pilotos a utilizarem pneus usados de forma a avaliar o comportamento das suas motos em condições longe das ideais, foi então tempo para as simulações de corrida.
Aqui ficam os resultados das simulações
Fabio di Giannantonio: 17m43.984s
Enea Bastianini: 17m44.591s
Jorge Martin: 17:m45.002s
Aleix Espargaró: 17m46.495s
Marc Márquez: 17m46.681s
Alex Márquez: 17m47.221s
Pedro Acosta: 17m47.529s
Francesco Bagnaia: 17m47.774s
Joan Mir: 17m50.125s
Destas simulações, e em que Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46) se destacou como o mais veloz em pista, pese embora tenha sofrido uma queda mais tarde, podemos realçar a performance do “rookie” Pedro Acosta. O espanhol da Red Bull GasGas Tech3 fez uma simulação de corrida em que foi mais rápido do que o campeão Bagnaia.
David Goldman / Red Bull Content Pool
Quanto ao piloto português Miguel Oliveira, e num dia em que ficou a saber que a sua equipa Trackhouse Racing reforçou-se com uma contratação importante, pois o novo diretor de equipa passa a ser Davide Brivio, que ajudou equipas como a Yamaha ou Suzuki a chegarem aos títulos em MotoGP no passado, hoje foi mais um momento de procurar entender qual a melhor afinação para a nova Aprilia RS-GP24.
Partilhando de certa forma a opinião com Maverick Viñales (Aprilia Racing) – o espanhol voltou a experimentar a aerodinâmica antiga na sua moto – sobre o comportamento da nova RS-GP24, Miguel Oliveira conseguiu hoje melhorar o seu tempo para 1m58.000s. Uma melhoria de mais de meio segundo em relação ao seu tempo de ontem.
Aleix Espargaró, por exemplo, queixa-se que a nova aerodinâmica da Aprilia torna a moto demasiado física de pilotar, mas de alguma forma o espanhol consegue extrair do atual pacote de Noale a performance necessária para rodar entre os mais rápidos.
Porém, e mesmo tendo em conta que estamos num período de testes e avaliação de novas soluções, principalmente aerodinâmicas, o que acaba, inevitavelmente, por obrigar os pilotos a cumprir um programa de testes específico, Miguel Oliveira não estará totalmente satisfeito por sair de Sepang com o 18º tempo e a rodar a mais de 1,3 segundos do piloto mais rápido Francesco Bagnaia.
David Goldman / Red Bull Content Pool
Numa primeira reação ao último dia dos testes oficiais de MotoGP em Sepang, Miguel Oliveira publicou nas suas redes sociais a seguinte mensagem:
“Muito trabalho feito nestes 3 dias de testes. Temos uma moto com bastante potencial, mas ainda com algumas dificuldades na volta rápida. No geral senti-me bem fisicamente que para mim era o mais importante depois de tanta lesão. Agora, 10 dias de descanso até aos últimos dias de testes no Qatar. Vamos ao trabalho”.
Recordamos que o novo motor V4 que a Aprilia Racing desenvolveu para esta temporada de MotoGP apenas estará disponível a partir dos testes oficiais no Qatar, no circuito de Losail, que acontecem dentro de poucos dias.
Aguardamos, entretanto, pelas declarações mais detalhadas do piloto português da Trackhouse Racing.
David Goldman / Red Bull Content Pool
Resultados do 3º dia de testes oficiais de MotoGP em Sepang
1 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) 1m56.682s
2 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) 1m56.854s
3 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) 1m56.915s
4 – Alex Márquez (Gresini Racing) 1m56.938s
5 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) 1m57.091s
6 – Marc Márquez (Gresini Racing) 1m57.270s
7 – Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46) 1m57.343s
8 – Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3) 1m57.365s
9 – Joan Mir (Repsol Honda) 1m57.374s
10 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) 1m57.462s
18 – Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) 1m58.000s
Leia também – Resultados do 1º dia de teste em Sepang
Leia também – Resultados do 2º dia de teste em Sepang
Recordes oficiais de MotoGP em Sepang
Melhor volta: Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) 1m57.491s (2023)
Melhor volta em corrida: Alex Márquez (Gresini Racing) 1m58.979s (2023)
Galeria de fotos do 2º dia do teste oficial de Sepang
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as performances e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!
O conteúdo MotoGP 2024 – Miguel Oliveira 18º num dia histórico em Sepang! aparece primeiro em MOTOJORNAL.