Quando Justin Marks, proprietário da Trackhouse Racing, anunciou a entrada da sua estrutura em MotoGP nesta temporada de 2024, ficámos a perceber que o responsável americano queria entrar na categoria rainha “com tudo”. Para Marks, o profissionalismo garante resultados, e por isso tratou de, em pouco tempo, organizar o projeto da equipa com a Aprilia Racing de forma a garantir que os pilotos Miguel Oliveira e Raul Fernandez têm as ferramentas necessárias para bons resultados.
Porém, e quando estamos no derradeiro dia do primeiro teste oficial de pré-temporada em Sepang, a Trackhouse Racing e Justin Marks conseguem surpreender o paddock de MotoGP ao anunciarem a contratação de Davide Brivio.
O italiano, que durante muitos anos trabalhou com a Yamaha Racing e ajudou Valentino Rossi a alcançar diversos títulos em MotoGP, há já três anos que estava afastado da categoria rainha. Pelo menos de forma profissional, pois ocasionalmente foi visitando aquela que foi a sua “casa” durante muitos anos.
Após ajudar a Suzuki a conquistar um surpreendente título em 2020, então pelas mãos do espanhol Joan Mir, Davide Brivio decidiu assumir uma decisão que para muitos foi um choque: sair de MotoGP e abraçar um novo desafio com a Alpine na Fórmula 1.
Ao longo da sua vida na F1, Davide Brivio acabou por não ter aquilo que tinha em MotoGP, e o seu papel na Alpine foi sendo alterado, acabando por se desvincular da equipa francesa recentemente.
Três anos passaram desse momento, e sempre surgiram rumores que ligaram Davide Brivio a um regresso ao MotoGP como diretor de equipa de uma ou de outra equipa, sempre com a recordação dos sucessos do italiano e os diversos títulos. Os rumores mais recentes davam conta de que Brivio estaria a ser muito pressionado pela Honda para assumir as rédeas da Repsol Honda, num momento bastante complicado para a marca japonesa.
Porém, e num movimento surpreendente, acabou por ser a Trackhouse Racing de Justin Marks a conseguir garantir as condições que permitiram hoje tornar oficial o regresso de Davide Brivio ao MotoGP, assumindo desde já as funções de diretor de equipa.
Um reforço importante, com muita experiência, e que, certamente, ajudará a equipa onde encontramos Miguel Oliveira e Raul Fernandez a dar um salto em frente em termos de capacidade estratégica, mas também de reação a imprevistos e adaptação dessa mesma estratégia em cada Grande Prémio.
Neste momento em que é anunciado o seu regresso ao paddock de MotoGP, Davide Brivio não consegue esconder a sua satisfação por assumir-se como novo diretor de equipa da Trackhouse Racing, referindo que “Tudo aconteceu muito depressa nos últimos dias, com o Justin a pedir-me para ajudar no desafio de MotoGP da Trackhouse. É entusiasmante fazer parte deste novo projeto desde o início, e estou ansioso por conhecer a Trackhouse e perceber o que conseguimos trazer ao MotoGP a partir da visão de sucesso e experiência que esta empresa tem noutros campeonatos. Pode ser uma grande combinação de dois mundos. Agora apenas temos mais um teste e é tempo de competir e vamos tentar ajudar os nossos dois talentosos pilotos Miguel Oliveira e Raul Fernandez a divertirem-se. Tudo aconteceu muito depressa e antes não podia dizer para onde é que eu ia, mas são grandes notícias e vamos começar a trabalhar rapidamente!”, garantiu o novo diretor de equipa da Trackhouse Racing.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as prestações e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!
O conteúdo MotoGP 2024 – Trackhouse Racing garante o regresso de Davide Brivio! aparece primeiro em MOTOJORNAL.