Comprar um automóvel em segunda mão traz consigo alguns riscos associados. Não só relativos ao estado do veículo, mas também como à forma que o negócio é realizado.
Há perigos inerentes a este tipo de transação e muitas fraudes acontecem. Para as evitar, um especialista da carVertical partilhou alguns conselhos sobre como as evitar.
Ligações suspeitas: Evite clicar em ligações ou anexos de vendedores de automóveis desconhecidos, pois podem ser utilizados para obter informações pessoais ou dinheiro.
Identificações falsas: Os burlões podem utilizar identificações fraudulentas ou roubadas para tentar provar que são legítimos.
Pagamentos questionáveis: Tenha cuidado com os vendedores que solicitam pagamentos através de métodos não tradicionais e contas bancárias estrangeiras.
Matas Buzelis, especialista do setor automóvel e diretor de comunicações da carVertical, sublinha ainda que “só deve transferir dinheiro através de serviços de terceiros quando tiver conhecido o vendedor pessoalmente e verificado a sua identificação”.
“Caso contrário, pode estar a transferir dinheiro para uma conta roubada. Estes tipos de burlas são populares tanto nos portais de anúncios classificados como no Facebook Marketplace. A plataforma que se segue não é moderada por ninguém (como os sítios de anúncios classificados) e é um local popular para os burlões”, acrescentou.
Leia Também: Fiat pode produzir carros elétricos chineses a partir de 2026