Está terminado o teste do Qatar de MotoGP a contar para a preparação da temporada 2024 da categoria rainha do Mundial de Velocidade. Em pista estiveram todos os pilotos, exceção feita a Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati), com o italiano a continuar a recuperar da queda que sofreu nos treinos em Portimão. Neste segundo dia de testes oficiais no circuito de Losail, e com Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) a voltar a deixar a sua marca na tabela de tempos, tivemos Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) a reagir e a subir claramente de ritmo.
O piloto português da equipa americana, levou a sua Aprilia RS-GP24 a rodar mais de dois segundos mais rápido do que o seu melhor registo do primeiro dia no Qatar.
Miguel Oliveira tem referido sentir muitas dificuldades de acerto na afinação da nova moto de Noale, agora já com o novo motor para a temporada 2024 de MotoGP. Mas neste segundo dia o #88 aproximou-se claramente dos pilotos mais velozes em pista, tendo conseguido fechar o teste com o 12º melhor tempo.
O piloto português e a sua Aprilia RS-GP24 conseguiram parar o cronómetro em 1m51.836s, um claro contraste com o tempo de 1m53.943s que lhe tinha dado o 21º lugar na tabela de tempos no final do dia de ontem.
Mesmo com as dificuldades que referiu para aproveitar o potencial da Aprilia em curva e com o que poderiam ser voltas rápidas a serem “canceladas”, pois em diversos momentos vimos Miguel Oliveira a registar bons parciais nos setores que dividem o circuito de Losail, apenas para “estragar” o seu tempo final num ou noutro ponto do traçado do Qatar devido a bandeiras amarelas, a verdade é que este derradeiro dia de teste acabou por deixar o lado da box da Trackhouse Racing dedicado ao piloto português de espírito mais animado, pois viram o esforço ser de alguma forma recompensado com o 12º tempo.
Aguardamos agora pelas declarações de Miguel Oliveira que, certamente, nos irá explicar o que alterou de ontem para hoje na sua Aprilia RS-GP24, e quais as sensações que está a obter da moto italiana que lhe permitiram rodar significativamente mais rápido do que até agora tinha mostrado ser capaz.
Quanto aos mais rápidos em pista, e sem grande surpresa, o grande destaque vai para Francesco Bagnaia.
O bicampeão e piloto da Ducati Lenovo Team continua a mostrar-se intocável. Para além de ter liderado a tabela de tempos no final do primeiro dia, hoje decidiu fazer um verdadeiro ataque ao cronómetro e levou a sua Desmosedici GP24 a parar o cronómetro em 1m50.952s!
Esta volta bate por larga margem aquele que é o atual recorde absoluto do circuito de Losail na categoria MotoGP, recorde que está na posse de Luca Marini, na altura com uma Ducati, e que registou o recorde absoluto com uma volta em 1m51.762s.
Bagnaia continua a dar sinais de que é mesmo o piloto mais forte e mais rápido neste momento em MotoGP, sendo o novo recordista (não oficial) dos circuitos de Sepang e Losail, e pretende começar a defesa do título deixando um claro sinal aos rivais mais diretos de que não vai querer dar grande espaço de manobra desde o momento em que os semáforos se apagarem para a primeira corrida Sprint do ano, no Grande Prémio do Qatar, de 8 a 10 de março.
E para a Ducati Lenovo Team hoje foi um final de teste bem positivo. Não apenas viram ‘Pecco’ destroçar o recorde do circuito, como viram também como Enea Bastianini estará de regresso ao seu melhor nível. O segundo piloto da equipa de fábrica da marca de Borgo Panigale colocou o seu #23 na segunda posição da tabela de tempos, sendo pouco mais de uma décima mais lento do que o compatriota.
A fechar o “Top 3” dos testes oficiais do Qatar encontramos o espanhol Aleix Espargaró (Aprilia Racing), que continua a ser o piloto que mais se aproxima das Ducati no topo da tabela de tempos, tendo terminado o dia a menos de duas décimas de Bagnaia e tendo sofrido uma queda na curva 5 que obrigou inclusivamente à interrupção da sessão por bandeiras vermelhas.
Neste decisivo teste de pré-temporada de MotoGP podemos também realçar a presença de Marc Márquez (Gresini Racing) em 4º, podendo o oito vezes campeão do mundo estar a dar alguma razão a pilotos que o viram a pilotar em Sepang e disseram que ele estaria a esconder o seu verdadeiro ritmo com a Ducati, enquanto Raul Fernandez (Trackhouse Racing), com a moto do ano passado, ficou logo atrás em 5º, precisamente à frente do piloto da equipa de fábrica Maverick Viñales que assim permitiu à Aprilia dividir com a Ducati metade das posições do “Top 6” da tabela de tempos.
Com as marcas europeias a mostrarem que continuam a estar à frente das japonesas Honda e Yamaha, basta ver que os 13 pilotos mais rápidos em pista estão aos comandos de motos da Aprilia, Ducati ou KTM, o mais rápido entre os “japoneses” é Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha), tendo as Honda ficado abaixo das expectativas com o melhor piloto aos comandos de uma RC213V sido Johann Zarco (Castrol Honda LCR) em 17º.
Destaque final ainda para o “rookie” Pedro Acosta. O jovem piloto da Red Bull GasGas Tech3 fechou o seu segundo teste oficial de MotoGP em 15º, a pouco mais de um segundo de Francesco Bagnaia.
Se tivermos em conta o ritmo a que os mais experientes e rápidos estão a rodar nesta pré-temporada, e os recordes oficiais de Losail, vemos que Pedro Acosta ficou a menos de três décimas do que ainda é o recorde absoluto do traçado.
Resultados finais do teste oficial de MotoGP no Qatar
1 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) 1m50.952s
2 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) 1m51.072s
3 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) 1m51.260s
4 – Marc Márquez (Gresini Racing) 1m51.335s
5 – Raul Fernandez (Trackhouse Racing) 1m51.341s
6 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) 1m51.387s
7 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) 1m51.466s
8 – Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46) 1m51.489s
9 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) 1m51.583s
10 – Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46) 1m51.678s
12 – Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) 1m51.836s
Galeria de fotos testes oficiais de MotoGP no Qatar
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