A mais recente desportiva a integrar a gama da Aprilia acaba de ficar disponível em Portugal. O importador da marca de Noale no nosso país, a Officina Moto, acaba de confirmar que a nova Aprilia RS 457 já pode ser encomendada através da rede de concessionários oficiais, e aproveitou também para confirmar qual será o seu PVP.
De acordo com as informações agora reveladas pela Aprilia Portugal, a nova desportiva RS 457 está já à venda pelo valor de 7.190€, sendo que os clientes poderão optar por entre três decorações diferentes e que incluem grafismos adaptados: Racing Stripes, Prismatic Dark e Opalescent Light.
E por este preço, o que é que podemos encontrar na Aprilia RS 457?
Esta pequena desportiva nasceu para se tornar a referência tecnológica e estilística para os jovens motociclistas, uma porta de entrada para o mundo desportivo em duas rodas.
Por essa razão, os engenheiros e designers de Noale não tiveram dúvidas, adaptando parte da imagem que vemos em modelos maiores, como a RSV4 e a RS 660, mantendo um design que tem como objetivo revelar que a RS 457 é mesmo uma proposta para máxima performance, tirando partido da muita experiência da Aprilia no fabrico de motos desportivas.
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Os pontos em maior destaque na nova RS 457 são o seu baixo peso – com a relação peso-potência mais elevada numa moto de categoria A2, de acordo com a Aprilia -, manobrabilidade e equipamento tecnológico. A RS 457 segue os passos da restante gama RS, procurando adaptar os seus argumentos técnicos e tecnológicos às necessidades de uma condução em estradas públicas, mas sempre de olho na adrenalina da condução em pista.
Assim, a dianteira desta novidade integra uma ótica “Full LED” que incorpora a assinatura luminosa estilística das suas irmãs maiores, estando os indicadores de direção integrados no respetivo grupo ótico, eliminando assim a necessidade de utilizar os convencionais “piscas”, para um “look” mais desportivo.
O painel de instrumentos, por sua vez, é um ecrã TFT a cores com uma dimensão generosa de 5 polegadas. Outro ponto em destaque neste modelo são os comandos dos punhos que recorrem a retroiluminação, facilitando assim a sua utilização em períodos de condução em que a luminosidade exterior é limitada.
Passando para o ponto de vista mecânico, a Aprilia RS 457 é impulsionada por um motor bicilíndrico paralelo de última geração, com quatro válvulas por cilindro capaz de disponibilizar uma potência de 47 cv (35 kW), o máximo possível para a categoria A2. Para além desta potência, o peso também permite destacar a RS 457 das rivais: são apenas 159 kg a seco, maximizando a importância da relação peso-potência numa categoria onde a agilidade e aceleração são fundamentais.
Para ajudar a controlar de forma precisa o comportamento do conjunto, a Aprilia recorre a um quadro tipo dupla trave que é fabricado em alumínio, que exponencia as qualidades dinâmicas do conjunto, aproveitando o motor bicilíndrico como elemento estrutural para reforço da rigidez sem esquecer a flexibilidade necessária para que o condutor da RS 457 sinta perfeitamente o que a moto está a fazer, particularmente em curva.
Do ponto de vista da ciclística, a moto italiana recorre a uma forquilha com bainhas de 41 mm, que apresenta 120 mm de curso e é ajustável em pré-carga, o mesmo sucedendo com o monoamortecedor usado no eixo traseiro, que trabalha em conjunto com o braço oscilante, sendo neste caso ajustável em pré-carga e apresentando 130 mm de curso.
Já quanto ao sistema de travagem, o disco frontal tem 320 mm e o traseiro 220 mm, sendo os travões assistidos por um sistema ABS de duplo canal e dois mapas de utilização: dependendo das preferências do condutor, o sistema poderá estar ativo em ambas as rodas ou apenas na dianteira.
As jantes desportivas montam um pneu 110/70 na dianteira e um 150/60 na traseira, as dimensões ideais tendo em conta o compromisso entre aderência e agilidade.
Por fim, o equipamento eletrónico da Aprilia RS 457 é um dos seus maiores destaques. Neste caso o condutor poderá dar uso de um evoluído sistema de acelerador eletrónico “Ride-by-Wire”, que por sua vez permite fazer a gestão da performance do motor através dos três modos de condução de séria.
Cada um dos modos intervém na entrega de potência e de binário, bem como no controlo de tração, que, caso necessário, poderá ainda ser ajustado em três níveis de intervenção, e pode também ser totalmente desconectado. A somar ao equipamento de série já mencionado, convém ainda referir que o quickshift está disponível como equipamento opcional.
Para mais informações e detalhes sobre esta nova RS 457 poderá contactar o concessionário Aprilia mais perto de si. Apenas tem de clicar aqui para saber qual é !
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