O trânsito é um problema comum a todas as cidades. Contudo, há lugares onde os condutores, por mais que tentem e evitem até os horários de pico, não conseguem fugir aos engarrafamentos. É o caso de Londres, no Reino Unido, de Dublin, na Irlanda, e de Toronto, no Canadá.
Estas três cidades estão no Top3 dos lugares com mais trânsito do mundo, de acordo com o índice de tráfego de 2023 da empresa TomTom, fabricante de sistemas de navegação, que analisou 387 cidades em 55 países de um pouco por todo o mundo.
De acordo com a TomTom, que analisou o congestionamento, o tempo médio das viagens que fazem todos os dias os condutores ou a velocidade com que circulam os veículos nos horários de pico, há 80 cidades ao redor do mundo onde os motoristas levam mais de 20 minutos a fazer uma viagem de 10 quilómetros.
Em Londres, por exemplo, os condutores levam, em média, 37 minutos e 20 segundos a percorrer 10 km, mais um minuto do que levavam em 2022 e quase mais dois do que em 2021. Já em Dublin levam 29 minutos e 30 segundos a fazer os mesmos quilómetros e em Toronto 29 minutos.
A situação piora ainda mais nas horas de pico. Todos os dias, nesse intervalo de tempo, os condutores de Londres ficam 1h28 minutos presos no trânsito, a uma velocidade de cerca de 14 km/h, o que dá cerca de 148 horas por ano dentro do carro.
Além de Londres e Dublin, na Europa, os condutores de mais 27 cidades levam mais de 20 minutos a percorrer 10 km, entre os quais o Funchal, em Portugal, com uma média de 21 minutos e 30 segundos.
Já em Lisboa, ao contrário do que se poderia pensar, os condutores levam menos de 20 minutos a percorrer 10 km. A média na capital portuguesa é de 17 minutos e 30 segundos, quase mais dois minutos do que no Porto, onde a média é de 15 minutos e 50 segundos.
Já as cidades que sofrem menos com o trânsito, segundo o El País, são as cidades norte-americanas de Oklahoma, Knoxville, San Diego.
Leia Também: Estrada nacional 222 reaberta ao trânsito em Castelo de Paiva