Com uma produção limitada a apenas 100 unidades que serão disponibilizadas para todo o mundo, a nova KTM RC 8C continua aquilo que a marca austríaca iniciou há alguns anos, e que foi a possibilidade de qualquer motociclista usufruir do desempenho de uma moto de competição.
Para 2024 a KTM RC 8C apresenta-se agora ao serviço repleta de novidades e melhorias que lhe conferem argumentos dinâmicos e tecnológicos que ajudarão os felizardos que a puderem pilotar em pista a desfrutar de uma performance única.
Argumentos e melhorias que também ajudam a justificar o porquê da KTM pedir nada menos do que 42.000 euros para garantir que uma destas joias austríacas de duas rodas vai parar à sua garagem.
Fazendo jus à filosofia “Ready to Race” que imediatamente ligamos à KTM, a nova RC 8C dá uso de um motor bicilíndrico paralelo de 899 cc. Este motor LC8c, preparado pelo departamento de competição da marca, consegue disponibilizar uma potência máxima de 135 cv, o que permite a esta moto para uso exclusivo em pista atingir uma relação peso / potência de quase 1:1. Neste particular, a RC 8C tem um peso a seco de 142 kg.
Refira-se que o sistema de escape tem a assinatura dos especialistas da Akrapovic, enquanto o sistema de admissão é exclusivo, com uma admissão e caixa-de-ar de desenho específico para a nova RC 8C.
A montagem desta moto de competição é inteiramente feita à mão pelos especialistas da Kramer Motorcycles.
O quadro é fabricado em 25CrMo4, uma estrutura em tubos de aço, as carenagens e depósito de combustível são facilmente removíveis através de um exclusivo sistema “quick-release”, e as jantes Dymag em alumínio são ulta-leves e estão cobertas por pneus slick fornecidos pelos italianos da Pirelli. Um testamento de que a RC 8C é mesmo uma moto de competição.
Por outro lado, ao nível das suspensões a KTM recorre, claro, aos componentes WP Apex Pro. A forquilha com bainhas de 43 mm é a Apex Pro 7543, totalmente ajustável, mas que de fábrica apresenta afinações desenvolvidas por pilotos profissionais para uso extremo em pista. No eixo traseiro o amortecedor Apex Pro 7746 complementa o conjunto de suspensões, sendo obviamente totalmente ajustável.
No capítulo da ciclística encontramos ainda um sistema de travagem fornecido pela Brembo.
À frente está instalado um par de discos com 290 mm mordidos por pinças Brembo Stylema, tudo isto comandado por uma bomba principal radial Brembo 19RCS Corsa Corta, derivada do mundo da competição para uma potência de travagem sem igual para uma moto deste tipo. O sistema de travagem é complementado com uso de um disco de 230 mm atrás, que neste caso é acionado por uma pinça Brembo de dois pistões.
Para ajudar o piloto a ajustar e perceber o que pode fazer aos comandos da RC 8C, a KTM desenvolveu um completo sistema eletrónico. Este pacote inclui painel de instrumentos AIM MXS 1.2 Race, e sistema de aquisição de dados com funcionalidade por GPS. No ecrã de 5 polegadas o piloto pode visualizar as informações de telemetria e assim trabalhar de forma a baixar ainda mais os tempos por volta.
Se tudo isto não for suficiente para lhe despertar o interesse, então a KTM tem ainda mais algumas surpresas para si!
Se o sistema de reservas online – clique aqui – que abre a 20 de março (15H00 CET) é já do conhecimento público e foi usado para comercializar as duas versões anteriores da RC 8C, que esgotaram em minutos, a forma como as motos podem ser entregues aos proprietários apresenta algumas novidades bem interessantes.
Se receber a RC 8C num concessionário à sua escolha não é o suficiente para si, então a KTM permite usufruir de uma experiência bem especial e que terá como cenário o Autódromo Internacional do Algarve.
Para poder aceder a este evento de entrega das motos, o cliente tem de, para além de comprar a RC 8C pagando os já referidos 42.000€, adquirir o pacote opcional Race Parts que inclui um conjunto melhorado de componentes e dará então o acesso a este evento especial no traçado algarvio.
Nesse evento, os clientes vão receber as suas novas RC 8C e vão poder desfrutar de um dia inteiro em pista. Nesse dia em pista vão ter à disposição os técnicos da KTM Factory Racing e da Kramer Motorcycles para ajudar a afinar a moto ao seu gosto.
O jantar está incluído, e vão poder conviver de perto com pilotos da marca austríaca para receber dicas exclusivas sobre as suas RC 8C.
Para tornar tudo isto ainda mais aliciante, a KTM vai oferecer “hot laps” no AIA com o espetacular X-Bow de competição e lado-a-lado com os pilotos de fábrica da KTM, e, para finalizar da melhor forma um dia especial, os clientes terão ainda acesso a um “preview” exclusivo de uma nova moto que a KTM irá apresentar no futuro.
Já sabe: a 20 de março apenas tem de visitar o microsite específico criado para reservar a KTM RC 8C e, caso tenha os euros na sua conta e deseje possuir algo muito especial, ser um dos 100 mais rápidos para garantir que esta Moto2 austríaca estará na sua garagem.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!
O conteúdo KTM RC 8C – Uma joia que pode ser sua por “apenas” 42.000 euros! aparece primeiro em MOTOJORNAL.