Em fevereiro, foram produzidos em Portugal 33.761 veículos automóveis representando um crescimento de 9%, em relação a idêntico mês do ano passado, refere também a ACAP em comunicado.
Os dados estatísticos hoje revelados confirmam a importância que as exportações têm para o setor automóvel, já que “98,9% dos veículos fabricados em Portugal” tiveram como destino o mercado externo, o que contribuiu de “forma significativa” para a balança comercial portuguesa, adianta.
A Europa continua a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional (77%), com a Alemanha a representar 21,1%, a Itália (12,1%), Espanha (8,8%) e a França (8%).
Em termos de grandes regiões, a África, liderada pela Argélia (12,9%), mantém o segundo lugar nas exportações de automóveis fabricados em Portugal com 15,6% das exportações.
A Ásia, por sua vez, ocupa o terceiro lugar com 4,4% das exportações de veículos automóveis fabricados em Portugal.
Quanto aos veículos pesados, foram montados em Portugal 23 veículos pesados em fevereiro, tendo representado um aumento de 15% face a igual mês do ano do ano anterior.
Nos dois primeiros meses deste ano, a montagem de veículos pesados apresentou um crescimento de 19,4%, para 43 veículos, comparativamente a igual período do ano precedente.
Até fevereiro, a ACAP revela que foram exportados 55,8% dos veículos pesados montados em Portugal, correspondendo a 24 unidades.
O Reino Unido representou 58,3% e a Alemanha 41,7%, sendo estes os únicos destinos das exportações nacionais de veículos pesados.
Leia Também: Forvia vai suprimir até 10.000 postos de trabalho na Europa em cinco anos