Sem categoria Ações da maior fabricante de baterias do mundo sobem após lucro recorde

Ações da maior fabricante de baterias do mundo sobem após lucro recorde


No encerramento da sessão, as ações da empresa na Bolsa de Valores de Shenzhen estavam a ser negociadas a 190,96 yuan (24,7 euros) cada, refletindo uma receção positiva entre os investidores, depois de ter divulgado a sua declaração de resultados na sexta-feira à noite.

O lucro líquido da CATL aumentou 43,6%, em relação ao ano anterior, para 44,121 mil milhões de yuan (5,706 mil milhões de euros), enquanto o volume de negócios aumentou 22% para 400,917 mil milhões de yuan (51,848 mil milhões de euros).

Ao longo de 2023, as receitas internacionais da empresa cresceram 70%, enquanto as domésticas aumentaram 7%, com as receitas no estrangeiro a representarem agora um terço do total, 10 pontos percentuais acima do ano anterior.

A empresa referiu que a sua fábrica na Hungria – anunciada em 2022 com um investimento de cerca de 7,3 mil milhões de euros – “está a progredir de acordo com o plano” e que poderá começar a operar a partir de 2026, noticiou o portal de notícias económicas Yicai.

A CATL controla 37% da quota de mercado global de baterias elétricas e 40% das unidades de armazenamento de energia, liderando a tabela em ambos os segmentos.

Apesar do resultado positivo, as contas da CATL também refletiram o primeiro declínio nas receitas em 14 trimestres, uma vez que as receitas da empresa caíram 10% em termos anuais entre outubro e dezembro.

 

JPI // SB

Lusa/Fim

Related Post

Generated by Feedzy