A Rocket 3 é uma das motos mais impressionantes do mundo, e o seu poderoso e musculado motor tricilíndrico continua a ser um verdadeiro “monstro” neste mundo das duas rodas. Com nada menos do que 2.458 cc é ainda o maior motor de produção em série que podemos encontrar numa moto, e para 2024 a Triumph Motorcycles decidiu dotar a Rocket 3 de maior performance e redefinido a gama com as novas definições Rocket 3 Storm R e GT, que apresentam mais potência e ergonomia específica.
Duas décadas depois de chegar às estradas, a Triumph Rocket 3 continua a ser uma moto impressionante, quer visualmente, quer no que diz respeito à sua performance e ciclística.
Para este ano, as novas Rocket 3 Storm R e GT ganham 15 cv de potência máxima e atingem agora uns impressionantes 182 cv às 7.000 rpm. O binário também foi aumentado em 4 Nm, atingindo um novo máximo de 225 Nm às 4.000 rpm! Uma performance que não deixará nenhum motociclista indiferente.
Como seria de esperar tendo em conta estes números, a curva de binário rica e plana com o seu vértice na gama média de rotações vai traduzir-se, de acordo com a marca britânica, numa aceleração explosiva e numa resposta sem esforço em qualquer velocidade engrenada. E isso resultará numa experiência de condução verdadeiramente única.
As rodas traseiras de 16 polegadas e as dianteiras de 17 polegadas destas novas Rocket foram atualizadas com um desenho mais desportivo de dez raios em alumínio fundido, que reduz a massa não suspensa.
Esta redução tem um impacto positivo na resposta da direção, melhorando a já impressionante agilidade da Rocket. O quadro em alumínio, leve e resistente, introduzido pela primeira vez em 2019, incorpora elementos fundidos e forjados para uma relação excepcional entre resistência e peso.
Após o sucesso de vendas da Rocket ‘Black Edition’, que apresentava componentes escurecidos, estes novos modelos Rocket 3 Storm ostentam um esquema de cores ainda mais escuro e sinistro com um nível impecável de detalhes de qualidade.
O grande depósito de 18 litros apresenta a nova designação “Storm” e cada modelo está disponível em três opções de cores convidativas em dois tons.
A R está disponível em Carnival Red com Sapphire Black, Satin Pacific Blue com Matt Sapphire Black e Sapphire Black com Granite. Enquanto a GT está disponível nas mesmas cores, mas numa posição invertida no depósito para proporcionar um aspeto distinto e de alto impacto e esquemas de cores consistentes em ambos os modelos.
Além disso, a Rocket 3 Storm também se destaca pelos múltiplos acabamentos em negro de alta qualidade. Também como novidade para 2024, a Rocket 3 Storm excede todos os requisitos da norma Euro5+, graças ao seu sistema de arrefecimento líquido, baixas emissões e excelente eficiência de combustível.
Para tirar o máximo partido do desempenho impressionante da Rocket e proporcionar uma condução controlada e ágil, encontramos nestas motos musculadas a presença de um amortecedor traseiro Showa com reservatório externo. O amortecedor traseiro é totalmente regulável em compressão, extensão e pré-carga.
Já na dianteira as novas Rocket 3 Storm contam com uma massiva forquilha Showa com bainhas de 47 mm de diâmeto, sendo esta forquilha regulável nos parâmetros de extensão e compressão.
Quanto à travagem, a Triumph não faz por menos e socorre-se da experiência da competição para dotar estas motos de uma travagem acima de qualquer suspeita.
As pinças radiais de travão são as conhecidas Brembo Stylema e os discos dianteiros (dois) de 320 mm proporcionam um poder de travagem excecional.
Leves, compactas e de alto desempenho, estas pinças Stylema oferecem excelente fluxo de ar para arrefecer as pastilhas durante uma condução mais enérgica, evitando assim o surgimento do fenómeno de perda de potência de travagem devido ao sobreaquecimento.
Já no eixo traseiro a pinça radial monobloco de 4 pistões Brembo M4.32 morde um disco de 300 mm, o que resulta num conjunto maior e mais potente do que a configuração do travão dianteiro em muitas motos desportivas, um aspeto fundamental para proporcionar o seu enorme poder de travagem.
A Rocket 3 Storm também tem a funcionalidade de ABS otimizada para curvas.
R OU GT – DUAS VERSÕES PARA PERSONALIDADES DISTINTAS
Cada Rocket 3 Storm oferece uma personalidade e sensação distintas, resultado de algumas diferenças fundamentais na sua ergonomia. A posição mais desportiva e a colocação do guiador da Rocket R foram concebidas para proporcionar um controlo ideal da potência e criar uma experiência de condução em que o condutor se sentirá mais ligado à moto.
No caso da Rocket 3 Storm GT, a Triumph optou por oferecer uma configuração ligeiramente mais inclinada para trás devido a uma diferença de 125 mm no alcance do guiador em relação à R, para uma posição de condução mais vertical.
Cada modelo também tem a sua própria configuração de assentos, sempre com acabamento em alumínio fundido pintado de negro para um toque exclusivo.
A Rocket 3 Storm R tem os assentos do condutor e do passageiro em estilo roadster, com uma altura do assento do condutor a 773 mm do solo, o que deverá garantir conforto e confiança a baixa velocidade e em manobras. Por seu lado, a Rocket 3 Storm GT tem assentos do condutor e do passageiro esculpidos, mais acolchoados, além de um encosto ajustável no assento traseiro. A altura do assento do condutor da GT é de apenas 750 mm.
A maior diferença entre os dois modelos é a posição dos poisa-pés.
Na R estão mais centrados, com duas configurações que oferecem 15 mm de regulação vertical, para um ajuste mais detalhado a condutores de todas as estaturas e proporcionar uma posição de condução desportiva.
Já a GT tem os poisa-pés em posição mais avançada para proporcionar uma sensação descontraída mais próxima da de uma moto custom, graças às suas três opções de regulação na posição horizontal com 50 mm de margem. Neste caso será uma opção mais apropriada para conforto em viagens longas.
Ambos os modelos R e GT apresentam poisa-pés retráteis para os passageiros que são inovadoras, elegantes e de acordo com o estilo escurecido de toda a moto.
Projetadas com uma atenção especial aos detalhes, as novas Triumph Rocket 3 Storm destacam-se pelos seus acabamentos “premium”.
Desde a tampa de admissão revestida a negro, passando pelos coletores de escape hidroformados, todos os materiais aplicados nas Rocket 3 Storm foram cuidadosamente selecionados pela marca britânica e sempre tendo em vista um conjunto em que o preto reina.
Além disso, as Rocket 3 Storm também ostentam acabamentos anodizados pretos de alta qualidade no subquadro, proteção do braço oscilante, forquilha, mesa de direção, grampos do guiador, suportes do guiador, frisos dos bancos, poisa-pés, manetes e descanso lateral.
Para amplificar a postura e atitude agressivas das Rocket 3 Storm, ambas apresentam os exclusivos faróis duplos em LED com o conhecido escudo triangular da Triumph e luzes de condução diurna (DRL), além de contarem com tecnologia LED nos intermitentes, farol traseiro e luz da placa de matrícula para um padrão de luz verdadeiramente distinto.
TECNOLOGIA ORIENTADA PARA O CONDUTOR
Desde ABS e controlo de tração otimizados para se adaptarem à inclinação em curva, passando pelos modos de condução com mapas de acelerador distintos e controlo de velocidade, toda a tecnologia destas musculadas propostas britânicas é orientada para que o condutor da Rocket 3 Storm explore com confiança o seu potencial de desempenho.
A caixa de velocidades de alto rendimento da Rocket foi concebida com engrenagens helicoidais para transmitir suavemente o seu binário massivo à roda traseira.
A caixa é controlada por uma embraiagem assistida que também ajuda o condutor a subir e descer qualquer uma das seis relações da caixa de velocidades com maior precisão e suavidade. Por falar em trocas de caixa, a Triumph disponibiliza, como acessório opcional, um quickshifter.
Por outro lado, o Hill Start Assist (assistência ao arranque em plano inclinado) impede que a moto se mova para trás aplicando o travão traseiro até detetar que o condutor pretende retomar a sua viagem.
Os dois modelos também incorporam quatro modos de condução: Road, Rain, Sport e Rider (configurável), que permitem ajustar o mapa de injeção e as configurações do controlo de tração.
O Cruise Control eletrónico também é de série e é ativado com o premir de um botão.
Ambos os modelos apresentam um painel de instrumentos TFT colorido, e com as informações apresentadas a serem controladas a partir de um joystick retroiluminado de cinco vias. O design do ecrã é minimalista e oferece dois layouts de informação à escolha.
Refira-se ainda que este painel de instrumentos é ajustável no ângulo de inclinação para fornecer visibilidade ideal para motociclistas de qualquer estatura, que podem até personalizar a mensagem no ecrã inicial com o seu nome, o que revela bem a atenção que a Triumph Motorcycles dá aos detalhes.
Para maior conveniência de utilização, ambos os modelos contam de série com um sistema “keyless” que permite o funcionamento sem chave na ignição e bloqueio da direção, que também pode ser desativado.
Além disso, o controlo remoto pode ser desligado para prolongar a vida útil da bateria e aumentar a segurança. Há também uma tomada USB num compartimento exclusivo sob o assento, onde os smartphones podem ser mantidos secos e seguros enquanto carregam em movimento.
ACESSÓRIOS PARA FAZER A SUA PRÓPRIA ROCKET 3 STORM
Com mais de 50 acessórios Triumph genuínos para adicionar conforto, praticidade, estilo e segurança, os condutores podem personalizar a seu Rocket para torná-la verdadeiramente única e adaptada a si.
Pode escolher entre os poisa-pés intermutáveis da R e da GT, os assentos do condutor e do passageiro com ergonomia personalizada, tecnologia plug-and-play para conforto, peças e frisos de design para personalizar o estilo e uma variedade de soluções de bagagem para viagens mais longas.
Concebidos ao mesmo tempo que os próprios motociclos e construídos de acordo com os mesmos padrões de qualidade, todos os acessórios Triumph têm uma garantia de dois anos e sem limite de quilometragem.
TRIUMPH ROCKET 3 STORM – DISPONIBILIDADE E PREÇOS
A nova Rocket 3 Storm R estará à venda em abril de 2024 a partir de 25.295€, enquanto a Rocket 3 Storm GT estará à venda a partir de 26.195€. Todos os interessados podem saber mais e fazer a sua encomenda em triumphmotorcycles.pt ou através do concessionário oficial Triumph mais próximo – clique aqui para saber qual é .
Galeria de fotos Triumph Rocket 3 Storm GT
Galeria de fotos Triumph Rocket 3 Storm R
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!
O conteúdo Triumph Rocket 3 Storm R e GT – Três cilindros com 2.458 cc de puro músculo! aparece primeiro em MOTOJORNAL.