Está terminada a atividade em pista para a categoria MotoGP neste primeiro dia de Grande Prémio do Algarve. Com a temperatura ambiente a aumentar e com as condições do asfalto do Autódromo Internacional do Algarve (AIA) a subirem de patamar, na decisiva sessão de Treino que decidiu os dez pilotos que passam diretamente para a Qualificação 2 vimos os tempos por volta a aproximarem-se dos melhores registos da categoria na ‘Montanha Russa’ algarvia.
Para os fãs portugueses que fazem questão de marcar presença nas bancadas do AIA, o grande foco de interesse neste Treino do GP de Portugal da categoria rainha era perceber se o compatriota Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) conseguiria confirmar na parte da tarde os sinais positivos e a consistência que revelou da parte da manhã no Treino Livre 1 em que foi 8º.
E a verdade é que a mudança de condições de pista, combinada com as já conhecidas necessidades de Miguel Oliveira “apressar” a sua ligação à Aprilia RS-GP24, acabaram por não se traduzir num resultado positivo.
A partir de metade da sessão de treino das MotoGP esta tarde no AIA, Miguel Oliveira não mais se conseguiu intrometer na batalha pelas dez primeiras posições, que davam acesso direto à Q2. Nas diversas saídas o português da Trackhouse Racing foi experimentando diversas soluções, mas, embora tenha conseguido melhorar o seu registo pontualmente, acabava sempre por ver os seus rivais conseguirem fazer melhor.
Miguel Oliveira acabou por entrar na box já nos 7 minutos finais da sessão da tarde que fechou a atividade das MotoGP no primeiro dia do Grande Prémio de Portugal.
Durante algum tempo esteve no interior da sua box, já com os outros pilotos da categoria rainha a tentarem os seus derradeiros “time attack”, e quando tudo parecia estar a postos, acabou por ficar mais algum tempo à espera que os técnicos da equipa Trackhouse Racing tivessem a sua moto pronta para a última saída do dia à pista. Uma momento algo caricato e que obrigou a perder tempo precioso.
Nessa saída, já com cerca de quatro minutos para a bandeira de xadrez dar por finalizado o Treino de 60 minutos, Miguel Oliveira esperou até mesmo ao derradeiro momento da sessão para tentar a sua volta rápida.
Já com a bandeira de xadrez a “dançar” na reta da meta, o piloto português parecia estar a caminho do que seria um registo que lhe daria a entrada direta na Q2, estava então a perder pouco mais de meio segundo para o mais veloz em pista, mas no derradeiro setor do AIA acabou por perder muito tempo e não melhorou a sua volta.
Com tudo isto, Miguel Oliveira fechou o primeiro dia do Grande Prémio de Portugal com o 17º tempo, rodando em 1m39.048s, que foi obtida na 18ª das 22 voltas que realizou neste treino da tarde. Foi quase um segundo mais lento do que o mais rápido em pista, Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team).
Este resultado menos positivo depois dos bons sinais da manhã deixa o português com a necessidade de participar na sempre traiçoeira Qualificação 1, sempre na expectativa de conseguir aí ser um dos dois mais rápidos, e então passar à Q2 de MotoGP e discutir as melhores posições na grelha de partida para as corridas do GP de Portugal.
Veremos o que diz Miguel Oliveira em reação a este primeiro dia no Autódromo Internacional do Algarve, e quais as suas expectativas para sábado e domingo.
Quanto aos mais rápidos em pista, e numa sessão em que os minutos finais foram absolutamente caóticos com diversas quedas a obrigarem os comissários de pista a mostrar bandeiras amarelas, anulando voltas rápidas a vários pilotos, acabou por ser Enea Bastianini, como referimos, que conseguiu surpreender tudo e todos.
Embora Bastianini seja um piloto com vitórias e com capacidade para discutir os primeiros lugares em MotoGP, a verdade é que as “apostas” prévias não apontavam o italiano como sendo um dos favoritos a ser o mais rápido no traçado algarvio.
Porém, Bastianini parece estar disposto a mostrar à Ducati que tem o que é preciso para continuar a ser piloto da marca italiana, e piloto da equipa de fábrica, conseguindo rodar em 1m38.057s, que o deixou com mais de uma décima de vantagem sobre os perseguidores mais diretos.
O segundo mais veloz foi Jack Miller (Red Bull KTM Factory), com o piloto australiano sempre muito confortável com a sua RC16 nestas condições longe do ideal, enquanto Marc Márquez (Gresini Racing), depois de ser o mais veloz de manhã a ter de se contentar com o 3º tempo no Treino da tarde, e por isso também estará diretamente na Q2 de MotoGP.
Refira-se que Marc Márquez foi um dos pilotos que caiu nos minutos finais do Treino, anotando assim a primeira queda oficial da temporada, a segunda com a Ducati, ele que no ano passado liderou a lista de pilotos com mais quedas sofridas na temporada.
Entre os pilotos que passaram diretamente à Q2 de MotoGP, destaque para a presença de Maverick Viñales. O espanhol da Aprilia Racing, pese embora esteja a sofrer de problemas gástricos que o limitam em termos físicos, conseguiu ser a única Aprilia entre os dez melhores.
Um “Top 10” onde encontramos ainda as duas Yamaha M1, com Fabio Quartararo a conseguir ser 9º logo seguido por Alex Rins.
E se a Yamaha deu hoje “sinais de vida”, em sentido contrário está a Honda. Todos os quatro pilotos da marca japonesa ficaram de 16º para baixo, o melhor foi mesmo Takaaki Nakagami (Idemitsu Honda LCR) precisamente em 16º. Neste primeiro dia de GP de Portugal ficou claro que a nova RC213V tem ainda um longo caminho para percorrer em termos de desenvolvimento.
Quer saber quais são os horários completos do Grande Prémio de Portugal de MotoGP? Apenas tem de clicar aqui !
Resultados do Treino de MotoGP do Grande Prémio de Portugal 2024
1 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) 1m38.057s
2 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory) 1m38.175s
3 – Marc Márquez (Gresini Racing) 1m38.210s
4 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) 1m38.288s
5 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) 1m38.387s
6 – Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46) 1m38.409s
7 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) 1m38.411s
8 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) 1m38.541s
9 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) 1m38.552s
10 – Alex Rins (Monster Energy Yamaha) 1m38.560s
17 – Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) 1m39.048s
Leia também – MotoGP 2024 Portugal: Resultados e crónica do Treino Livre 1
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