Já se encontra no nosso país o único dos Mercedes-AMG One que pertencem a um cliente português. Entregue pelo concessionário Sociedade Comercial C. Santos, que revelou que o empresário quis manter o anonimato, este modelo cuja produção é de apenas 275 unidades terá custado mais de três milhões de euros.
E não bastava ter dinheiro para o comprar. Segundo revelou a Sociedade Comercial C. Santos, era preciso preencher vários requisitos para que a Mercedes equacionasse vender cada uma das 275 unidades deste verdadeiro Fórmula 1 de estrada.
Os interessados neste modelo com 1.063 cv de potência tinham de ter um histórico de relacionamento com o grupo Mercedes-Benz, ser colecionadores de automóveis e ter a intenção de manter o AMG One nessa coleção
Antes da aquisição, o concessionário revela que foram necessários “largos meses de conversações, incluindo uma reunião secreta nos arredores de Genebra (Suíça) em que os presentes não podiam ter telemóvel ou relógio”.
Construído com o propósito de ser uma espécie de Fórmula 1 para circular em estrada, o Mercedes-AMG One está quipado com um motor de combustão V6 e mais quatro propulsores elétricos, debitando um total de 1.063 cv de potência, que é enviada às quatro rodas. São apenas necessários 2,9 segundos para atingir os 100 km/h.
Além do motor, os engenheiros da Mercedes passaram um tempo considerável a trabalhar nas baterias de iões de lítio do One. Sendo um híbrido plug-in, a capacidade é apenas de 8,4 kWh, mas o grande objetivo era mantê-las frescas para que o One tivesse o desempenho desejado. A Mercedes foi obrigada a utilizar um sistema complexo de refrigeração líquida para cada bateria, mas isso permitiu que o peso da bateria fosse baixo e que a temperatura ronde os 45º. O One poderá percorrer cerca de 18 km em modo totalmente elétrico.
Equipado com um modo chamado Race DRS, o AMG One pode atingir uma velocidade máxima de 352 km/h (limitada eletronicamente).