Quando na manhã de quinta-feira 21 de março o presidente do turismo do Algarve, André Gomes, avançou com uma previsão inicial do impacto económico direto na economia local devido à realização do Grande Prémio de Portugal de MotoGP no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), os números então adiantados por esse responsável da área do turismo algarvio tinham como “meta” os 80 milhões de euros.
Um impacto económico que seria, de acordo com essa previsão, semelhante ao que se tinha registado no Grande Prémio de Portugal de 2023, quando, feitas as contas finais, foi revelado que graças à presença de 123.608 espectadores nas bancadas do AIA ao longo de três dias de MotoGP, que depois, obviamente, tiveram de ocupar os hotéis, restaurantes e outros negócios da região algarvia, “deixaram” ali cerca de 79 milhões de euros.
Agora que terminou a edição de 2024 do MotoGP no nosso país, podemos já fazer um balanço inicial. E neste balanço verificamos que, claramente, o GP de Portugal foi um sucesso a todos os níveis e sem precedente!
As previsões de André Gomes do Turismo do Algarve foram rapidamente batidas, e basta pensar que ao longo do GP de Portugal, e de acordo com informações avançadas por responsáveis do AIA, estiveram nas bancadas mais de 174 mil pessoas, significativamente mais do que no ano anterior.
Na verdade, assistimos a um crescimento de 50 mil adeptos do MotoGP nas bancadas do circuito ao longo do fim de semana.
Desta forma podemos estimar que o impacto económico direto resultante da presença de mais público nas bancadas deverá elevar-se bem para cima dos 80 milhões de euros.
A reforçar esta ideia de que os números finais estarão num patamar sem precedentes, estão as palavras de Paulo Pinheiro, CEO da Parkalgar, entidade gestora do circuito conhecido como a ‘Montanha Russa’ algarvia, e que está a celebrar agora 15 anos de existência.
Em declarações à Lusa no domingo passado, Paulo Pinheiro afirmou que “Estamos perto das 200 mil pessoas, naquela que se pode dizer que é a maior assistência de sempre numa corrida de MotoGP e em eventos motorizados no Algarve”, referindo-se, neste caso, ao total de pessoas que fizeram questão de participar na enorme festa e desfrutar das diversas iniciativas preparadas pelo Autódromo Internacional do Algarve ao longo de quatro dias (5ª a domingo), com destaque para o Pit Lane Walk realizado na tarde de 21 de março e que atraiu desde logo milhares de fãs ao circuito.
A Fan Zone localizadas no exterior do circuito e perto da Bancada Principal ajudou também a atrair ainda mais fãs do MotoGP e das corridas motorizadas ao traçado, e tudo isso acabou por se traduzir numa edição fantástica do Grande Prémio de Portugal, amplamente elogiada por Carmelo Ezpeleta (CEO da Dorna Sports), que destacou, minutos antes do arranque da corrida de domingo, a afluência de fãs ao AIA e também a organização de todo o evento a uma escala que até agora ainda não se tinha visto.
Falta agora ficar a conhecer os números finais oficiais que em breve deverão ser revelados pelo Autódromo Internacional do Algarve.
Aliás, o circuito, e pelo que podemos depreender das palavras de algumas das pessoas ligadas à sua comunicação nas redes sociais, encontra-se já a trabalhar para garantir que o Grande Prémio de Portugal vai manter-se no calendário de MotoGP em 2025.
Até lá, até essa edição de 2025 ser confirmada, o que sabemos é que a edição de 2024 foi um sucesso sem precedentes, tendo um impacto económico vital para a economia da região algarvia, trazendo prestígio a Portugal, foi também uma demonstração da paixão dos fãs portugueses (e muitos estrangeiros, também) pelo MotoGP, neste caso uma paixão exponenciada pela presença de Miguel Oliveira que fez questão de realçar o apoio que sentiu, e que se espera que não termine por aqui.
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