Está terminado o teste de preparação para a ronda inaugural do Mundial de Resistência FIM. As 24 Horas Le Mans realizam-se a 20 de abril e terão o circuito Bugatti como cenário para o que se avizinha que seja um arranque de temporada a ‘todo o gás’. Entre os pilotos deste mundial, encontramos o português Pedro Nuno.
Tal como no primeiro dia do teste, e sobre o qual pode saber mais clicando aqui, Pedro Nuno voltou a sentar-se aos comandos da Kawasaki Ninja ZX-10R do Team Bolliger Switzerland #8, e novamente foi obrigado a enfrentar as piores condições, com muita chuva da parte da manhã a obrigar a cuidados extra.
A equipa suíça liderada por Kevin Bolliger, e que compete na categoria principal EWC do Mundial de Resistência FIM, aproveitou a parte da manhã para testar uma série de componentes e afinar a eletrónica para condições de piso molhado. Já da parte da tarde, com o piso seco, a situação alterou-se por completo, e um esforço final da equipa permitiu encontrar um ritmo melhor graças a uma nova afinação da superdesportiva japonesa.
A melhor volta realizada pelo Team Bolliger Switzerland #8 foi em 1m38.555s, que deixa a formação do piloto português, que divide a moto este ano com Nico Thoni, Marcel Brenner (não esteve no teste) e Alex Toledo, em 12º na tabela de tempos deste teste que antecipa a semana das 24 Horas Le Mans.
Refira-se que o dia de hoje não foi isento de percalços, e pese embora não se tenham registados quedas, a Kawasaki teve de ser empurrada pelo pit lane devido a falta de gasolina quando a equipa estava a testar um novo depósito de combustível, um componente que, como sabemos, esteve no centro de alguns problemas ao longo da temporada passada.
Depois deste segundo dia de trabalho em França, Pedro Nuno já concedeu à Revista Motojornal um comentário exclusivo, contando o que aconteceu e como se sente nestes dias que antecedem o arranque oficial da temporada:
“Segundo dia feito, foi bom porque andámos com a pista bastante molhada, choveu bastante mesmo, e foi bom para fazermos algumas afinações principalmente ao nível da eletrónica à chuva. Depois à hora de almoço secou, e já a seco conseguimos experimentar várias coisas que tínhamos para testar. Ao final do dia encontrámos uma afinação muito melhor e que nos faz sentir mais cómodos e ser mais rápidos. Acho que neste aspeto foi bom porque demos um passo em frente, e agora temos uma boa base para quando for a semana da corrida. Nunca me senti tão cómodo em cima da moto como me sinto agora com esta afinação”, diz-nos Pedro Nuno visivelmente satisfeito com o que aconteceu neste teste em Le Mans.
Quanto às formações mais rápidas, e pese embora as equipas oficiais sejam, naturalmente, as favoritas à vitória nas 24 Horas Le Mans, a verdade é que a melhor equipa independente de 2023, a Honda Viltaïs Racing voltou a ser a mais rápida em pista.
A nova Honda CBR1000RR-R Fireblade pilotada por Florian Alt, Steven Odendaal, Léandro Mercado e James Westmoreland conseguiu rodar em Le Mans neste segundo dia em 1m35.679s, quase um segundo mais veloz do que aquela que tinha sido a sua melhor volta no primeiro dia.
Os campeões em título do Mundial de Resistência FIM, a Yamalube YART Yamaha, ficaram com o segundo melhor tempo do teste, enquanto a BMW Motorrad World Endurance Team conseguiu desta feita intrometer-se no “Top 3”.
A partir de agora o Mundial de Resistência FIM começa a preparar-se a sério para o arranque da temporada 2024. Antes da primeira prova ainda teremos os dias de preparação no início da semana que antecede as 24 Horas Le Mans.
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