Moto Nova geração da KTM 1390 Super Duke GT já em testes

Nova geração da KTM 1390 Super Duke GT já em testes

A KTM está a trabalhar, como seria de esperar, na nova geração da sua turística desportiva e que será a 1390 Super Duke GT. Esta novidade vai aproveitar muitos dos elementos que foram incluídos na nova naked 1390 Super Duke R, porém, apresentando-se como uma proposta mais agradável para percorrer mais quilómetros… mas sempre com a adrenalina no máximo!

A nova KTM 1390 Super Duke GT já foi apanhada numa das muitas sessões de testes de desenvolvimento em estrada, sendo que a marca austríaca não parece estar muito preocupada em mostrar antecipadamente a sua nova turística desportiva.

Basta verificar que mesmo estando as carenagens pintadas integralmente em preto, a KTM não as cobriu de qualquer tipo de pintura especial para camuflar os diferentes ângulos ou componentes específicos da 1390 Super Duke GT.

Mas o que vai permanecer inalterado, pelo menos tendo em conta o histórico deste modelo em comparação com a sua irmã naked, será o motor.

E por isso a Super Duke GT vai dar uso à mais recente geração do V-Twin de Mattighofen. Com 1350 cc, esta unidade motriz representa um crescimento de menos de 50 cc sobre o motor 1290. Porém, a realidade revela que esse pequeno aumento de cilindrada permite à KTM apresentar uma performance de alucinar: 190 cv e 145 Nm de binário máximo!

O caráter do motor que também vai ser integrado na 1390 Super Duke GT é modificado graças à utilização de um sistema de distribuição variável. A came de admissão desliza lateralmente abrindo espaço para a utilização de um segundo perfil mais “agressivo”, que permite ao bicilíndrico exprimir toda a sua performance nas rotações mais elevadas.

Passando do motor para a ciclística.

A anterior 1290 Super Duke GT não dava ainda uso à mais recente versão do quadro tipo treliça que a Super Duke R usa desde 2020. Desta feita a estrutura tubular será igual à mais recente geração da naked austríaca, o que significa que a nova 1390 Super Duke GT vai proporcionar ao seu condutor um comportamento dinâmico significativamente aprimorado. Isto porque o novo quadro é três vezes mais rígido e também mais leve do que o até agora usado neste modelo.

Na traseira encontramos um subquadro que abandona a estrutura treliça em favor de uma estrutura fundida, que, mesmo que seja semelhante em termos visuais à naked, terá obrigatoriamente de apresentar novidades. Tem de ser mais resistente para poder garantir o suporte necessário à 1390 Super Duke GT receber passageiro e bagagens, sendo que isso significa sempre peso adicional.

A travagem Brembo ou as suspensões WP Apex de controlo eletrónico serão similares às da naked, sendo que no caso das suspensões a KTM irá certamente aproveitar para dotar a nova 1390 Super Duke GT de uma parametrização específica ao nível das afinações e modos de funcionamento mais adaptados para viajar em maior conforto.

O frontal futurista e minimalista da naked é replicado na íntegra, sendo de realçar que neste caso a GT ganha um obrigatório para-brisas que será ajustável em altura.

Não temos ainda a informação exata de quando é que a KTM vai anunciar oficialmente a nova 1390 Super Duke GT, mas tendo em conta que muitos dos componentes são transplantados da 1390 Super Duke R, já à venda, acreditamos que não será necessário esperar muito mais tempo para ficarmos a conhecer todos os detalhes desta novidade “laranja”.

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