Depois dos testes e treinos privados que aconteceram no início desta semana no circuito Bugatti, o fim de semana das 24 Horas Le Mans de motos arrancou a sério com as qualificações para a primeira ronda da temporada 2024 do Mundial de Resistência FIM (EWC). Em pista, e lado a lado com os melhores pilotos desta disciplina, encontramos o português Pedro Nuno.
A iniciar aquela que é a sua segunda temporada como piloto a tempo inteiro do Mundial de Resistência FIM, e novamente a defender as cores do Team Bolliger Switzerland #8, estrutura liderada por Kevin Bolliger, Pedro Nuno confessou em declarações exclusivas à Revista Motojornal, antes das qualificações (duas) se iniciarem, que “Os treinos correram bem e conseguimos dar mais um passo em frente na afinação, porque na terça-feira estava a custar encontrar tração e equilíbrio da moto. Finalmente demos o passo em frente, eu e os meus companheiros de equipa também nos sentimos bem em cima da moto, o que é positivo, temos um bom ritmo para a corrida, mas falta-nos só encontrar a volta rápida. Mas sinto-me bem, a equipa está satisfeita, e ficámos perto das oficiais. Mas falta apenas enquadrar a nossa volta porque estão muitos pilotos em pista. Encontrar a volta de qualificação é o que está a faltar”.
Essa procura pela volta rápida parece ter sido bem-sucedida nas qualificações, com o Team Bolliger Switzerland #8, que nestas 24 Horas Le Mans de 2024 integra, para além do Pedro Nuno, os pilotos Nico Thoni e Alex Toledo, pois Marcel Brenner que habitualmente divide a Kawasaki Ninja ZX-10R com o português e com Thoni está a competir no Mundial Supersport em Assen, a alcançar o 10º tempo.
Recordamos que o tempo final da qualificação tem em conta a média dos dois tempos mais rápidos obtidos pelos pilotos de cada equipa ao longo das duas sessões de qualificação, sendo que o Pedro Nuno com uma volta em 1m36.858s foi mesmo o mais rápido da histórica equipa suíça, seguido por Nico Thoni com 1m37.573s.
A média destes tempos foi de 1m37.216s, e com isto teremos a Kawasaki Ninja ZX-10R #8 a arrancar da 10ª posição na grelha de partida para as 24 Horas Le Mans de motos, que terão o seu início na tarde deste sábado 20 de abril no circuito Bugatti.
Aguardamos agora pelas declarações do piloto português em reação a esta qualificação e também a antevisão que o Pedro Nuno faz para esta primeira ronda da temporada 2024 do Mundial de Resistência FIM.
Quanto ao topo da qualificação e discussão pela “pole position”, e sem grande surpresa, foi a Yamalube YART a conseguir essa honra de liderar a tabela de tempos.
A volta recorde de Niccolò Canepa na Q1 ao rodar em 1m34.708s ajudou a equipa campeã em título a colocar a Yamaha R1 #7 na “pole position”, com o segundo piloto mais rápido da equipa, Karel Hanika, a ajudar a atingir um tempo final de 1m34.868s.
A Yoshimura SERT Motul, que este ano compete no Mundial de Resistência FIM com os pilotos Gregg Black, Etienne Masson e Dan Linfoot, para além de contar com o piloto de desenvolvimento Cocoro Atsumi, colocou a sua Suzuki GSX-R1000R #12 na segunda posição, cerca de quatro décimas atrás do tempo da YART.
O “Top 3” nesta qualificação das 24 Horas Le Mans de motos ficou completo com a presença da FCC TSR Honda France (Josh Hook, Mike di Meglio e Alan Techer), equipa que espera repetir a vitória alcançada na edição de 2023 e colocar a CBR1000RR-R Fireblade novamente no degrau mais alto do pódio no circuito Bugatti.
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O conteúdo EWC – “Pole” para a YART e Pedro Nuno arranca de 10º com o Team Bolliger Switzerland #8 aparece primeiro em MOTOJORNAL.