Ao longo de 24 horas as diversas polícias e autoridades europeias estão na estrada para procurar controlar os excessos de velocidade praticados pelos condutores europeus. No seguimento de diversas iniciativas, a RoadPol Speed Marathon 2024 acontece hoje, 19 de abril.
E se não tiver cuidado enquanto conduzir a sua moto (ou outro veículo), poderá ver os pontos da sua Carta de Condução serem penalizados!
Esta que é a maior operação de controlo de velocidade realizada em todo o mundo, é um esforço conjunto das autoridades europeias, como a Guarda Nacional Republicana, na tentativa de redução da sinistralidade rodoviária, e mais precisamente de controlo das velocidades praticadas pelos condutores.
Durante um período de 24 horas os agentes da autoridade dos países membros estarão em maior “força” nas estradas, utilizando os diversos dispositivos de controlo de velocidade ao seu dispor.
Durante este dia da RoadPol Speed Marathon 2024, o objetivo será controlar a velocidade, e, caso um condutor seja apanhado fora dos limites de velocidade, os agentes da autoridade e forças policiais de cada país irão tentar, sempre que possível, intercetar o condutor para lhe aplicar a devida contraordenação.
Henk Jensen, secretário operacional do grupo RoadPol, refere que “A velocidade em si não é um problema, mas o excesso de velocidade sim. Especialmente em combinação com outros fatores de risco, como tráfego misto com motos, camiões, autocarros, automóveis, bicicletas e peões em áreas urbanas. O excesso de velocidade é a causa de cerca de 25 mil colisões fatais na Europa”. Número que leva à necessidade de realizar este tipo de ações de controlo a nível europeu.
Já sabe: tenha sempre cuidado com a velocidade a que conduz a sua moto (ou outro veículo) numa estrada pública. Pela sua segurança e pela segurança de todos os outros!
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!
O conteúdo RoadPol Speed Marathon – A maratona de controlo da velocidade está na estrada! aparece primeiro em MOTOJORNAL.