Moto Airbag Alpinestars Tech-Air 7x – A proteção máxima para circuito ou estrada

Airbag Alpinestars Tech-Air 7x – A proteção máxima para circuito ou estrada


Os equipamentos com sistemas de airbag integrados são hoje em dia bastante comuns nas gamas dos mais diversos fabricantes. E nos últimos anos temos visto surgir airbags para utilizações específicas, como o caso do “off road”, uma evolução dos sistemas originais pensados para uso em circuitos de asfalto. Uma das marcas mais inovadoras neste campo dos equipamentos de proteção de motociclismo é a Alpinestars, marca que apresentou o novo Tech-Air 7x.

Este sistema de airbag da conhecida marca de equipamentos foi especificamente concebido para uma utilização versátil, em pisos de asfalto. Isto significa que o novo Alpinestars Tech-Air 7x pode ser usado em circuito ou em estrada, contando com a mais elevada homologação da Federação Internacional de Motociclismo (FIM).

Refira-se que a marca anuncia que este airbag poderá ser usado inclusivamente fora de estrada, ainda que em situações de “off road” muito “leve”.

Aproveitando os conhecimentos adquiridos através do desenvolvimento do airbag Tech-Air usado nos fatos dos pilotos de competição como MotoGP ou Mundial Superbike, a Alpinestars evoluiu o seu sistema de forma a apresentar uma solução totalmente autónoma, que pode ser utilizada nos equipamentos da marca ou em equipamentos de outros fabricantes.

Desenvolvido para ser utilizado nos momentos de condução desportiva mais extrema, o airbag Tech-Air 7x providencia ao motociclista uma proteção bastante extensa do tronco e membros superiores.

O airbag, quando ativado, consegue proteger ombros, peito e também a totalidade das costas, apresentando ainda assim um design e uma estrutura compacta e esguia, que permite a sua integração de forma confortável, sem esquecer a ventilação. Nas costas encontramos no Alpinestars Tech-Air 7x um protetor dorsal que se estende desde a parte superior prolongando até ao cóccix.

Em termos técnicos, o sistema de airbag Tech-Air 7x apresenta-se, de acordo com a marca, como o mais avançado do mundo disponível ao público.

Conta com nada menos do que 12 sensores integrados, três acelerómetros triaxiais (1 posicionado no protetor dorsal, 2 posicionados nos ombros), e um giroscópio triaxial que se encontra localizado no interior do protetor dorsal.

Estes sensores monitorizam o corpo do motociclista, detetando impactos ou movimentos inesperados do corpo. Através da análise dos dados recolhidos pela Alpinestars no mundo da competição ao longo dos anos, a marca conseguiu refinar o funcionamento do algoritmo que controla o sistema de airbag Tech-Air 7x.

Assim, e a partir do momento em que o sistema deteta uma queda, o que acontece quando o corpo do motociclista é sujeito a um impacto forte, o algoritmo ativa o despoletar do airbag numa questão de milissegundos. O tempo máximo que leva o airbag a inflar é de 44 milissegundos!

De acordo com a marca, um impacto absorvido pelo airbag Tech-Air 7x consegue reduzir em 90% a energia que é gerada pelo impacto quando comparado com uma proteção CE de nível 1.

Ao contrário dos pilotos profissionais que têm a ajuda dos técnicos da Alpinestars para preparar e cuidar do seu airbag, neste caso a marca decidiu conceber um sistema que pode ser praticamente usado e mantido sem que os motociclistas sejam obrigados a deslocar-se a uma loja autorizada.

Para além dos dois modos de utilização – Race ou Street – que podem ser facilmente selecionados utilizando a app para smartphone específica, o airbag Tech-Air 7x inclui de série duas descargas de gás possibilitando assim a sua utilização por dua vezes. O próprio motociclista poderá depois adquirir as recargas e instalar as recargas em sua própria casa, tornando assim a sua manutenção extremamente simples.

Convém, no entanto, destacar que a certificação deste equipamento apresenta como única limitação que o airbag seja ativado em caso de queda num máximo de 4 vezes, desde que nas vezes anterior não existam danos. Depois da quarta ativação, o airbag deverá ser entregue à Alpinestars para uma avaliação do seu estado.

Para garantir que o airbag funciona perfeitamente, e para além de ser, obviamente, compatível com os equipamentos Alpinestars Tech-Air, o Tech-Air 7x foi concebido para ser usado por debaixo de um fato ou blusão de qualquer marca.

O motociclista apenas tem de garantir que existe uma margem de 4 cm à volta da circunferência na zona do peito, margem entre o blusão / fato e corpo do motociclista.

Para garantir que o sistema tem sempre energia, a Alpinestars optou por instalar uma bateria de iões de lítio que, na sua carga máxima, permite o funcionamento ao longo de um total de 20 horas. Carregar a bateria por completo demora cerca de 4 horas, mas uma carga de apenas 1 hora de energia permitirá a utilização do Tech-Air 7x por um período de entre 7 a 8 horas de condução.

Quanto a preço, a Alpinestars revela que o Tech-Air 7x tem um PVP de 949,95€, estando disponível em tamanhos do XS ao XXL. Para mais informações deverá contactar a Multimoto, empresa que representa a Alpinestars em Portugal, clicando aqui .

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo dos acessórios e equipamentos de motociclismo. A não perder!

O conteúdo Airbag Alpinestars Tech-Air 7x – A proteção máxima para circuito ou estrada aparece primeiro em MOTOJORNAL.

Related Post

Generated by Feedzy