Depois do Alentejo e Beira litoral, cabe aos concelhos de Abrantes, Gavião e Ponte de Sor receber a terceira etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. São 150 os pilotos inscritos, repartidos pelas categorias Moto (46), Quad (21), SSV (66) e Mini Baja (17), que terão pela frente um percurso com um total de 312 km cronometrados.
Essa distância estará dividida por um Prólogo de 6 km e dois setores seletivos de 153 km.
À partida para este Raid Ferraria temos os pilotos Martim Ventura, em Husqvarna, em igualdade pontual com António Maio em Yamaha na classificação das motos, Luís Fernandes em Yamaha lidera nos Quad, enquanto Pedro Santinho Mendes, navegado por Duarte Santos, em Can-Am são os líderes entre os pilotos dos SSV antes desta prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2024.
Nas duas rodas, Martim Ventura, vencedor da prova de abertura e o campeão nacional António Maio apresentam-se em igualdade pontual e terão como principais adversários Bruno Santos em Husqvarna, o regressado Gustavo Gaudêncio em Honda e Micael Simão em GasGas.
A eles juntam-se nomes como os de Fábio Magalhães, João Duarte, Tomás Dias, Gonçalo e Salvador Amaral, todos em Honda, os irmãos Bernardo e David Megre em Kawasaki, e ainda Bruno Borrego que compete aos comandos de uma moto da Sherco.
Nos Quad, onde o campeão Luís Fernandes lidera, João Vale em Can-Am e o jovem Rodrigo Alves em Yamaha serão os principais adversários. Tendo em conta que ficou lesionado na corrida do Troféu Yamaha do passado fim de semana, Tomás Paulo não deverá marcar presença neste Raid Ferraria, o que é uma baixa relevante para esta prova do CNTT.
Nos SSV, onde Pedro Santinho Mendes domina depois de vencer as duas primeiras corridas da temporada, regista-se o regresso do ex-campeão Roberto Borrego.
Desta forma as previsões apontam para que Santino Mendes encontre nesta prova dificuldades acrescidas em relação às rondas anteriores, pois este é um fortíssimo adversário.
Com Pedro Pinha e Vasco Martins a ocuparem as posições seguintes no campeonato, a luta pelas primeiras posições no Raid Ferraria deverá ainda incluir nomes como os de Luís Cidade, Nelson Caxias, Sérgio Batista e Pedro Grancha, todos estes aos comandos de modelos da Can-Am.
O 36º Raid Ferraria marca ainda o regresso do Troféu Polaris, competição que se apresenta com oito equipas, sendo de destacar antigos vencedores, como é o caso de Tiago Guerreiro e Alexandre Silva e o atual campeão veterano Arnaldo Monteiro.
A corrida organizada pelo Clube Ferraria será ainda a segunda etapa da Taça Yamaha YXZ1000R onde irão competir seis equipas, com destaque para Rafael Caseiro, vencedor da Classe Stock na etapa inaugural.
Estreia nesta prova do Troféu Villain Cup destinado aos SSV Segway onde se destaca o nome de André Rodrigues.
De regresso à ação está também a Mini Baja com Domingos Cunha em Yamaha, Gustavo Pitschiller em KTM e Santiago Pereira em Yamaha, respetivamente nos Juvenis, Iniciados e Infantis a apresentarem-se na liderança do campeonato.
O Raid Ferraria disputa-se entre os dias 26 e 28 de abril. O Prólogo realiza-se na sexta-feira, logo a seguir às habituais verificações técnicas e administrativas, enquanto a primeira etapa se disputa no sábado dia 27 de abril. Na segunda etapa, a cumprir no domingo, os pilotos farão uma segunda passagem pelo setor seletivo de 153 km cronometrados.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!
O conteúdo CNTT 2024 – Centena e meia de inscritos no 36º Raid Ferraria aparece primeiro em MOTOJORNAL.