A Polestar e a StoreDot, pioneira em baterias de carregamento rápido, demonstraram com sucesso a implementação da tecnologia Extreme Fast Charging (XFC) da StoreDot pela primeira vez num automóvel.
No teste foi utilizado um protótipo Polestar 5, que carregou dos 10 aos 80% em apenas 10 minutos. O protótipo registou uma taxa de carga consistente, começando em 310 kW e subindo até um pico superior a 370 kW no final do carregamento.
Esta demonstração pioneira a nível mundial utilizou células de silício – em vez de células individuais num ambiente de laboratório. O conjunto de baterias de 77 kWh – que tem potencial para ser aumentado para, pelo menos, 100 kWh – poderia acrescentar 320 km de autonomia a um automóvel elétrico de média dimensão em 10 minutos.
“O tempo é um dos maiores luxos da vida e, como fabricante de automóveis elétricos de luxo, temos de dar o próximo passo para resolver um dos maiores obstáculos à aquisição de veículos elétricos – a ansiedade do carregamento. Com esta nova tecnologia, nas viagens mais longas, quando os condutores pararem, poderão passar voltar à estrada mais rapidamente do que nunca. De facto, esse tempo de paragem será mais semelhante ao que se passa atualmente com um modelo a gasolina”, afirmou Thomas Ingenlath, CEO da Polestar.
De referir que o teste da marca sueca de elétricos prova que a tecnologia XFC funciona com a atual infraestrutura de carregamento DC, que continua a apresentar mais carregadores DC de elevada potência de 350 kW ou superiores.