A Ixon está presente nos melhores campeonatos do mundo do motociclismo. E dessa presença a marca francesa consegue extrair uma enorme quantidade de informação que depois aplica diretamente no desenvolvimento dos seus equipamentos de motociclismo. É o caso do novo colete airbag IX-Airbag U04, uma evolução do U03.
A marca, que em Portugal é representada pela Lusomotos, anunciou a chegada ao mercado da nova coleção primavera / verão 2024. E nesta coleção encontramos o novo colete airbag IX-Airbag U04, que promete oferecer um nível de proteção superior, mas ganha agora argumentos que o tornam mais versátil e confortável de utilizar.
Podendo ser usado por debaixo de qualquer blusão, desde que o motociclista que o utilize tenha o cuidado de garantir que existe folga suficiente para o airbag inflar quando necessário, o colete Ixon IX-Airbag U04 disponibilizar um total de três modos de funcionamento.
O motociclista pode vestir este airbag da marca francesa por debaixo do seu blusão, e depois optar pelos modos de funcionamento Road, Racing e Adventure.
Isto significa que a Ixon, que desenvolve o seu sistema em parceria com a In&Motion, concebeu o algoritmo de controlo de deteção de quedas ou impactos de forma a adaptar-se a condições específicas de condução da moto, em particular no caso de uso em circuito ou fora de estrada.
Esta maior versatilidade é depois maximizada com a utilização de novos materiais na sua construção.
Neste caso a Ixon introduz no colete IX-Airbag U04 um novo conceito de Airflow Channel. O ar é ‘conduzido’ para dentro e para fora do colete através de canais em rede 3D, posicionados ao longo das costas e da frente do colete, embutidos no forro. Esta tecnologia é o resultado de desenvolvimentos realizados por pilotos profissionais em MotoGP, como por exemplo o Miguel Oliveira, que utiliza equipamentos Ixon, e pela primeira vez está disponível ao público neste colete airbag.
Para além do Airflow Channel o IX-Airbag U04 conta também com painéis exteriores em rede mais rígida, sem esquecer os painéis em rede elástica que permite maior liberdade de movimentos. Isto significa que o colete é totalmente ventilado, evitando o aumento da temperatura corporal.
Em termos mais técnicos do funcionamento do airbag em si, podemos destacar as seguintes características:
– No caso de deteção de uma queda o tempo do airbag inflar por completo é de cerca de 0,055s (0,033s de deteção + 0,022s de inflar). Airbag enche por completo muito antes de acontecer o primeiro impacto;
– Para detetar uma queda o sistema inclui uma caixa In&Box de medição de inércia que utiliza 6 sensores (3 acelerómetros e 3 giroscópios);
– O sistema analisar 1000 vezes por segundo os movimentos do motociclista;
– O airbag protege quatro zonas principais: pescoço, costas, tórax e abdómen;
– O saco do airbag pode ser usado, caso não esteja danificado, até um máximo de 5 vezes antes do colete IX-Airbag U04 ter de ser remetido para a fábrica para ser analisado;
– Depois de inflar, o airbag vai manter-se ‘cheio’ durante 20 segundos. Depois desse período inicia o ciclo que permite esvaziar o saco do airbag. Esse ciclo demora cerca de 2 a 3 minutos até estar finalizado;
– A bateria integrada permite a utilização durante um período de até 30 horas por carga completa.
A versatilidade do colete IX-Airbag U04, que é 15% mais leve do que a geração anterior U03, foi uma das maiores prioridades da Ixon na conceção deste equipamento de proteção especializado para motociclismo.
Neste caso podemos destacar os diversos modos de funcionamento.
A caixa eletrónica In&Box desenvolvida pela In&Motion e que fica integrada no colete, inclui de série três modos de funcionamento, conforme já referimos. Alternar entre os modos é feito de forma intuitiva conectando o sistema à app My In&Box para smartphone.
Cada um destes modos de funcionamento conta com um algoritmo específico, que garante que o IX-Airbag U04 pode ser usado em pista, estando mesmo homologado para ser usado em competição como o MotoGP, mas também poderá proteger eficazmente o motociclista nas suas viagens de moto em estrada, ou até mesmo em ambiente muito específico como são as aventuras fora de estrada.
E para controlar o funcionamento do sistema a Ixon confia no ‘cérebro’ eletrónico que é a In&Box. Isto significa que para além da aquisição do colete em si, o motociclista tem depois de optar por uma de duas opções de utilização da In&Box para ter o airbag a funcionar.
Se pretender maior versatilidade em termos de custos, poderá optar pela subscrição anual que tem um custo de 120€, ou uma subscrição mensal que tem um custo de 12€. Neste caso o motociclista estará a ‘alugar’ a In&Box durante o período subscrito.
Se pretender adquirir por completo a In&Box terá de pagar 400€, usufruindo do sistema sem limite de tempo.
Refira-se que a In&Motion irá disponibilizar apoio técnico especializado e que ao longo do tempo o sistema será atualizado tendo por base as mais recentes informações recolhidas pela Ixon e pela In&Motion ao nível de quedas.
Já o colete Ixon IX-Airbag U04, que está disponível nos tamanhos do XS ao 2XL, tem um PVP de 369,99€.
Para mais informações poderá contactar a Lusomotos clicando aqui .
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