O mundo dos leilões de motos exóticas ou motos especiais é uma verdadeira ‘perdição’ para qualquer motociclista. E desta vez falamos de uma moto que se tornou num ícone para os Ducatistas e que ajudou a casa de Borgo Panigale a atingir um estatuto reconhecido mundialmente. A leiloeira Gooding & Company está a leiloar uma Ducati 750 Imola Desmo de 1972!
Esta unidade que está em leilão até amanhã 17 de maio, é uma das oito unidades fabricadas pela Ducati para conquistar a famosa corrida Imola 200.
A Ducati 750 Imola Desmo que pode ver nas imagens que acompanham este artigo será entregue com toda a documentação que a certifica como um produto ‘original’, estando na posse do mesmo proprietário há quase três décadas, e tendo sido propriedade de apenas duas pessoas.
O seu estado de conservação torna-a numa moto de eleição para qualquer colecionador de motos. E aqui destaca-se o estado da sua pintura, que é a original, nomeadamente a cor prateada com flocos metalizados que é aplicada em diversas zonas da moto italiana.
O leilão está aberto por mais algumas horas e a licitação atual está nos 210 mil dólares (pouco mais de 193.000 euros), ainda longe do valor máximo estimado pela qual será entregue a um novo proprietário e que, de acordo com a leiloeira, deverá atingir os 690.000 euros.
Se por acaso estiver à procura de uma moto única para alargar a sua coleção de motos, e se tiver ‘alguns’ euros para gastar, então pode clicar aqui, registar-se no leilão, e fazer a sua licitação.
Porque é que a Ducati 750 Imola Desmo é tão especial?
A história desta moto de competição começou quando a Ducati decidiu enfrentar a MV Agusta e o lendário piloto Giacomo Agostini. Sob a direção do também lendário engenheiro Fabio Taglioni, a marca de Borgo Panigale fabricou oito unidades da 750 Imola Desmo, que depois viriam a ser preparadas especialmente para competir na Imola 200, realizada em 1972, prova também conhecida como “A Daytona da Europa”, em referência à competição norte-americana Daytona 200.
Num circuito de estilo europeu clássico e esguio, e perante a presença de mais de 70.000 fãs nas bancadas, pilotos e equipas disputaram a corrida que tinha como prémio principal a entrega de 35.000.000 de liras, o prémio de maior valor até então numa corrida de motos.
Os pilotos Paul Smart e Bruno Spaggiari viriam a conseguir uma dobradinha (1-2) na Imola 200, uma conquista fantástica e que deu então início a uma nova era no mundo da competição para a Ducati. Realce para que Paul Smart celebrava também o seu aniversário nesse dia, o que ajudou a elevar a sua conquista para um patamar superior.
As oito 750 Imola Desmo fabricadas para competição incluíam tecnologias inovadoras para motos. Por exemplo a atuação desmodrómica das válvulas, que permitia atingir rotações muito elevadas e que tinha sido vista anteriormente ser aplicada no icónico Mercedes-Benz 300 SLR. Esta foi a primeira vez que o sistema Desmodrómico foi usado num moto V-twin, e, como sabemos, é ainda usado pela Ducati nas suas motos modernas.
Depois da participação vitoriosa na Imola 200, a Ducati decidiu enviar as suas oito 750 Imola Desmo numa ‘tour’ pelo mundo, como forma de divulgar os feitos heroicos dos seus pilotos e da sua moto.
Refira-se que a Ducati 750 Imola Desmo viria a ser reconhecida pela sua relevância, com a marca italiana a decidir criar, em 1974, versões de estrada das motos de competição.
De acordo com os registos, 401 unidades da denominada 750 Super Sport foram fabricadas, sendo conhecidas por entre os entusiastas da marca como as “Green Frame”, as Ducati de quadro verde, em referência à cor exclusiva do seu quadro, sendo também das Ducati mais procuradas e valorizadas por colecionadores.
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