Sem categoria Renault Rafale com 300 cv foi preparado pela Alpine. Todos os pormenores

Renault Rafale com 300 cv foi preparado pela Alpine. Todos os pormenores


A Renault revelou todas as características do novo Rafale E-Tech 4×4 de 300 cv, que começa a ser comercializado no outono deste ano. 

De acordo com a marca francesa, esta motorização do Rafale foi concebida sobre a base técnica do grupo propulsor híbrido E-Tech de 200 cv, com a adição de um motor elétrico no eixo traseiro e de uma bateria recarregável com uma acrescida capacidade de 22 kWh. Desta forma, o Rafale consegue nesta versão assegurar uma autonomia elétrica de até 100 quilómetros.

A combinação do motor de combustão, dos três motores elétricos e da bateria oferece 300 cv, enquanto o consumo em ciclo combinado WLTP desta versão cifra-se nos 0,7 litros/100 km e mantém-se nos 5,8 litros/100 km com a bateria descarregada.

Por falar no consumo do motor a gasolina, este é um bloco de três cilindros, com 1,2 litros de capacidade, que dispõe de um novo turbocompressor que faz a sua potência chegar aos 150 cv e o seu binário aos 230 Nm. A caixa de velocidades multimodo, sem embraiagem, está devidamente adaptada a estas alterações do motor a gasolina.

Já o motor elétrico principal no eixo dianteiro desenvolve 70 cv e 205 Nm de binário, o segundo motor elétrico principal, ligado em permanência ao eixo traseiro, conta com 136 cv e 195 Nm de binário, e o motor elétrico secundário HSG  aporta ao Rafale 34 cv e 50 Nm de binário. Para chegar dos 0 aos 100 km/h, o Rafale precisa apenas de 6,4 segundos.

Relativamente à bateria de iões de lítio de 22 kWh, esta demora 2h10 para ir dos 0 aos 80% a uma potência de carga de 7,4 kW.

Disponível em duas versões, Esprit Alpine e Atelier Alpine, esta última oferece elementos especiais como amortecedores, molas, para-choques, barras estabilizadoras dianteira e traseira e jantes de 21 polegadas, um sistema exclusivo de amortecimento controlado, modos específicos do Agility Control, e calibração das unidades eletrónicas que controlam a travagem. Importa não esquecer também que na versão Atelier Alpine existe um apoio especializado nas ligações do grupo motopropulsor ao chassis e aos pneus desportivos Continental, bem como travagem regenerativa, controlo da estabilidade e da trajetória.

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