Quando se aborda o mercado moderno das duas rodas, os fabricantes procuram ao máximo conceber formas de diversificar os seus conceitos base. Qualquer fabricante cria uma plataforma e a partir do conceito base diversifica a oferta nos concessionários, disponibilizando diferentes variantes. E a histórica marca italiana Moto Guzzi não é exceção!
Com sede em Mandello del Lario nas margens do icónico Lago Como, Itália, a Moto Guzzi continua a trabalhar para manter o charme que os motociclistas sempre lhe reconheceram nos seus modelos, mas adaptando a gama às exigências modernas.
Um grande passo nesse sentido foi dado quando revelaram ao mundo das duas rodas a plataforma V100.
Concebida para ser uma plataforma modular, um ponto de partida para novos projetos e para visões diferenciadas, a plataforma V100 permitiu já à Moto Guzzi dar-nos a sport-tourer V100 Mandello, a primeira moto do mundo com sistema de aerodinâmica adaptativa, e mais recentemente ficámos a conhecer a trail Stelvio, com o icónico motor V-twin transversal e carregada de tecnologia.
Porém, a plataforma V100 deverá continuar a expandir-se para novos segmentos no futuro próximo, e a acreditar nos rumores, consubstanciados por um conjunto de esquemas e imagens de registos de patentes, em breve será possível à Moto Guzzi anunciar a chegada da V100 que poderia denominar-se de ‘Café’, uma proposta mais desportiva.
Pese embora ainda não existam informações oficiais sobre este projeto, as patentes registadas pela marca italiana deixam antever uma imagem significativamente renovada, mais desportiva, mas que continua a contar com elementos que a ligam às ‘irmãs’ Mandello e Stelvio.
Com formas mais compactas, onde destacamos a traseira que não apresenta qualquer apoio de mãos para passageiro, conforme vemos na Mandello ou Stelvio, a nova Moto Guzzi V100 ‘Café’ diferencia-se pelo frontal com para-brisas curto, possivelmente ajustável, um guiador de tubo plano ao contrário das outras V100 que usam guiador de duas alturas, para uma posição de condução dominante, ou ainda o porta-matrículas que neste caso estará fixo ao braço oscilante e não à traseira da moto.
Na única imagem que existe deste projeto a Moto Guzzi não parece estar a pensar em incluir o famoso sistema de aerodinâmica adaptativa da Mandello. Veremos se na possível versão final de produção a V100 ‘Café’ não incluirá essa particularidade tão exótica e nunca antes vista em motos de produção em série.
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