Está finalizado o primeiro dia do Grande Prémio da Catalunha de MotoGP, a sexta ronda da temporada 2024 do mundial. Depois das nuvens mais cinzentas ajudarem a manter o asfalto do circuito Barcelona-Catalunha mais ‘fresco’ da parte da manhã, na sessão de Treino realizada esta tarde as nuvens deram lugar ao céu azul, com temperaturas a subirem e com isso os pilotos e respetivas equipas a serem obrigados a trabalhar nas afinações das suas motos.
Para os fãs portugueses da categoria rainha o foco estava em perceber se Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) teria capacidade para rodar em ritmo que lhe permitisse garantir uma posição entre os dez melhores, e com isso a entrada direta na Qualificação 2 de MotoGP.
Depois do 12º tempo na sessão da manhã, Miguel Oliveira viria a realizar um Treino bastante ‘apagado’, ocupando posições na segunda metade da tabela de tempos.
O #88 esteve bastante tempo entre o 18º e o 21º lugares, até que num derradeiro esforço conseguiu realizar a sua melhor volta da sessão parando o cronómetro em 1m39.350s, o que lhe permitiu então ascender bastante na classificação e passou a ocupar o 13º lugar na tabela de tempos, isto quando já estávamos a menos de um minuto do fim da sessão da tarde.
Leia também – MotoGP 2024: Os horários completos do Grande Prémio da Catalunha
Até final do Treino o piloto português da Trackhouse Racing ainda viria a iniciar mais uma volta rápida, mas uma sucessão de quedas que levou a bandeiras amarelas nos setores 2, 3 e 4 do circuito Barcelona-Catalunha fez com que essa volta fosse abortada, pois seria anulada devido, precisamente, às bandeiras amarelas.
Com este 13º lugar no final do primeiro dia do Grande Prémio da Catalunha de MotoGP, teremos Miguel Oliveira a enfrentar a Qualificação 1 na tentativa de repetir a passagem à Qualificação 2, como fez em França.
Aguardamos agora pelas declarações do piloto português em reação ao que aconteceu neste primeiro dia do Grande Prémio da Catalunha.
No topo da tabela de tempos terminou hoje Aleix Espargaró. O espanhol da Aprilia Racing, que anunciou ontem que vai abandonar a competição no final da atual temporada, não parece estar disposto a dizer ‘adeus’ sem mostrar que ainda tem a velocidade para discutir vitórias.
A poucos minutos do fim do treino o veterano espanhol parou o cronómetro em 1m38.562s, o que não só lhe deu o primeiro lugar intocável na tabela de tempos de hoje, como também significa que Aleix Espargaró e a Aprilia RS-GP24 tornam-se na dupla mais rápida de sempre a rodar neste circuito em MotoGP, estabelecendo o novo recorde absoluto da categoria.
Atrás de Aleix ficou Brad Binder, pese embora o sul-africano da Red Bull KTM Factory não ter evitado duas quedas exatamente no mesmo local, curva 2, o que obrigou os técnicos da KTM a trabalharem a dobrar para recuperar uma das motos de Binder, que depois retribuiu com o 2º melhor tempo do primeiro dia do Grande Prémio da Catalunha.
Logo atrás ficou o “rookie” Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3), que chegou mesmo a ser o segundo mais rápido em pista, mas viria a ver o seu tempo batido por Brad Binder nos momentos finais, e assim o jovem espanhol fecha o ‘Top 3’ onde, curiosamente, não aparece nenhuma moto da Ducati, como tem sido habitual.
A melhor moto da marca italiana é a de Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), em 4º, sendo que o líder do campeonato e o mais rápido no Treino Livre 1 desta manhã, Jorge Martin (Prima Pramac Ducati), foi apenas 6º.
Entre os pilotos que vão participar com Miguel Oliveira na Q1 de MotoGP destacamos a presença de Marc Márquez (Gresini Racing) que foi 12º, mas também de Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) que tem sido regularmente o melhor piloto da Yamaha (e das motos japonesas), mas desta vez não conseguiu garantir a passagem direta à Q2 ao contrário do seu companheiro de equipa Alex Rins que com o 9º tempo está nessa ambicionada sessão que permitirá discutir as melhores posições na grelha de partida para o Grande Prémio da Catalunha.
Resultados do Treino de MotoGP do Grande Prémio da Catalunha
1 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) – 1m38.562s
2 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory)
3 – Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3)
4 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team)
5 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory)
6 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati)
7 – Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati)
8 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team)
9 – Alex Rins (Monster Energy Yamaha)
10 – Maverick Viñales (Aprilia Racing)
13 – Miguel Oliveira (Trackhouse Racing)
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP, com especial destaque para as prestações e performances do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!
O conteúdo MotoGP 2024 Catalunha – Miguel Oliveira tem de ir à Q1 e Aleix Espargaró é o mais rápido aparece primeiro em MOTOJORNAL.