Sem categoria Fábrica portuguesa da Continental já produz pneus sem poluir

Fábrica portuguesa da Continental já produz pneus sem poluir


A fábrica portuguesa da Continental, localizada em Lousado, já tem a sua produção completamente neutra em CO2. Como? Este objetivo só foi alcançado devido à inovadora caldeira que funciona inteiramente com eletricidade.

E, se antes a energia para gerar vapor era o gás natural, agora a mesma provém da eletricidade captada dos painéis fotovoltaicos da fábrica. Na indústria de pneus, grande parte da energia consumida é utilizada para gerar vapor, algo que é necessário para dar forma aos pneus. Este processo é conhecido como vulcanização.

A fábrica portuguesa, que conta com uma produção anual de 18 milhões de pneus, é agora vista como um exemplo. Até 2040, o mais tardar, a Continental pretende mudar completamente todas as fábricas de pneus para processos de produção neutros em CO2.

“Em Lousado, estamos a demonstrar que mesmo as fábricas de pneus de grandes dimensões podem atingir uma produção neutra em termos de CO2. Para isso, a disponibilidade de fontes de energia renováveis a preços competitivos é crucial”, explicou o Dr. Bernhard Trilken, responsável pela unidade de negócios de manufatura e logística.

“Estamos a preparar todas as nossas fábricas para que possam utilizar o máximo possível de energia renovável. A entrada em funcionamento da nossa caldeira elétrica a vapor em Lousado é o início de uma emocionante curva de aprendizagem”, acrescentou.

Related Post

Generated by Feedzy