A Câmara Municipal de Lisboa divulgou os números relativos aos radares de controlo de velocidade nos últimos dois anos e entre 1 de junho de 2022 e 30 de abril deste ano “foram detetadas nos radares fixos 548.880 infrações”.
Qual aquele que ‘apanhou’ mais contraordenações de automobilistas? O ‘prémio’ para o radar que mais multa vai para aquele que está localizado na Avenida Lusíada (sentido oeste-este), junto ao Hospital dos Lusíadas, com 80.534 infrações.
Logo atrás segue-se o que se encontra na Avenida Eusébio da Silva Ferreira (sentido este-oeste), em frente ao Centro Comercial Fonte Nova, com 63.937 infrações registadas durante o mesmo período.
De realçar que ainda relativamente aos radares que mais infrações registam, no top10 estão também os localizados nas avenidas Padre Cruz, Brasília e Infante Dom Henrique.
Neste momento existem 41 radares fixos de controlo de velocidade de trânsito em Lisboa. Estes começaram a funcionar a 1 de junho de 2022, dispondo de “tecnologia mais avançada” que permite monitorizar várias vias.
Há dois anos foram descritos como novos 41 novos radares, mas a verdade é que 21 substituíram equipamentos antigos e 20 eram colocados em novas localizações.