Moto MotoGP 2024 Itália – Miguel Oliveira cai e abandona enquanto Bagnaia vence a Sprint

MotoGP 2024 Itália – Miguel Oliveira cai e abandona enquanto Bagnaia vence a Sprint


A corrida de Sprint da categoria MotoGP a contar para o Grande Prémio de Itália tinha todos os ingredientes para se tornar num novo episódio da emocionante batalha pelo título de 2024, com os principais pilotos candidatos a esse título da categoria rainha a marcarem presença nos primeiros lugares da grelha de partida.

Pela frente tinham 11 voltas de alta intensidade sob o olhar atento de milhares de fãs que acorreram ao magnífico circuito de Mugello, e que, obviamente, torcem de forma mais fervorosa pelos pilotos da casa como Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team).

E foi precisamente o bicampeão de MotoGP que, arrancando de 2º nesta corrida Sprint, conseguiu garantir a liderança ainda antes de chegarmos à travagem para a primeira curva após os semáforos se apagarem e darem então início à corrida.

Mais atrás, Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) teve um arranque para esquecer.

O piloto português até arrancou da sua melhor posição na grelha de partida nesta temporada 2024, de 11º, mas assim que a ação começou vimos o #88 a ficar envolvido nas habituais discussões por posição no meio do pelotão, e com Miguel Oliveira a passar por um momento mais ‘apertado’ quando chega mesmo a tocar em Alex Márquez (Gresini Racing).

Com tudo isto Miguel Oliveira perdeu muitas posições ainda na primeira volta, descendo então a 15º inicialmente, e depois perdeu mesmo mais uma posição descendo a 16º antes de estar cumprida a primeira volta.

A corrida Sprint viria a terminar pouco depois para o piloto português da Trackhouse Racing, quando tentou encontrar espaço pela trajetória interior de Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha), acabando os dois pilotos por se tocarem, terminando ambos na escapatória de gravilha do circuito de Mugello.

Aguardamos agora pelas declarações de Miguel Oliveira para explicar o que aconteceu nesta corrida Sprint de MotoGP a contar para o Grande Prémio de Itália.

Leia também – MotoGP 2024: Horários do Grande Prémio de Itália

Enquanto isto acontecia mais atrás, na frente da corrida era Bagnaia que liderava de forma confortável e via atrás de si Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) batalhar de forma mais intensa com Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) pelo segundo lugar.

Martin consegue mesmo ascender a 2º por troca com Bastianini na segunda volta, mas na travagem para San Donato, a primeira curva de Mugello, e quando estávamos a iniciar a terceira volta, Bastianini procura bater em travagem Martin.

O italiano da equipa de fábrica chega mesmo a estar na frente do espanhol da equipa satélite, mas na aceleração, e aproveitando que Bastianini tinha alargado um pouco a trajetória, Martin tenta rapidamente recuperar o segundo lugar.

Nesse momento de saída de curva em aceleração os dois pilotos acabam por se tocar, com Bastianini a não conseguir manter-se em cima da sua Ducati e a terminar aí a sua corrida.

Bagnaia, com tudo isto, estava mais isolado na liderança. Martin tinha agora ‘caminho livre’ para tentar ir atrás do bicampeão, mas tinha de ter cuidado com Marc Márquez (Gresini Racing) que vinha logo atrás.

Os dois espanhóis conseguiram mesmo aproximar-se bastante de Bagnaia, que nunca perdeu a liderança, e depois aproveitou da melhor forma a luta entre Martin e Marc Márquez para escapar novamente na frente da corrida Sprint do GP de Itália.

Os dois rodavam bastante próximos um do outro, e Martin ia defendendo o seu segundo lugar como podia (e conseguia!). Mas nem mesmo o ‘Martinator’ foi capaz de suster o ataque de Marc Márquez, que no início da 6ª volta, e sempre no ponto de ultrapassagem preferido, a travagem para San Donato, conseguiu ascender a segundo por troca com Martin.

Martin estava então em maiores dificuldades para aguentar o ritmo, até que acabou mesmo por levar longe demais o seu esforço, perdendo o controlo da sua Ducati e terminando a corrida Sprint na gravilha de Mugello.

Isto permitiu a Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3) assumir o derradeiro lugar do pódio, posição essa que manteve até à bandeira de xadrez. Um bom resultado para o “rookie’ espanhol, e logo num dia em que confirmou novo contrato com a KTM para 2025, conforme a Revista Motojornal aqui explicou em maior detalhe.

Na frente da corrida Sprint tínhamos então Francesco Bagnaia a liderar, com Marc Márquez a procurar reduzir a diferença para o italiano, na tentativa de ainda discutir a vitória e dar alguma emoção a uma corrida que foi bastante ‘calma’ no que diz respeito à primeira posição, pois esta nunca mudou de ‘dono’ ao longo das 11 voltas.

Marc Márquez realizou um par de voltas em modo “time attack”, conseguindo reduzir a vantagem de Bagnaia para apenas oito décimas.

Mas o bicampeão de MotoGP percebeu o perigo que seria deixar o oito vezes campeão do mundo aproximar-se em demasia, e respondeu de imediato, igualando então o ritmo do piloto da Gresini Racing.

Daí até final da corrida vimos Francesco Bagnaia pilotar de forma impecável, sem cometer erros, deitando por terra qualquer ambição que Marc Márquez pudesse ter de lhe roubar a vitória em solo italiano e perante milhares de fãs em Mugello que ansiavam pela vitória do pupilo da VR46 Academy.

Francesco Bagnaia não desperdiçou a oportunidade, venceu, conquistou a primeira vitória numa corrida Sprint de MotoGP desde o Grande Prémio da Áustria de 2023, e maximizou o ganho de pontos para Jorge Martin que nada podia fazer enquanto via o seu grande rival a cruzar a meta em primeiro a partir da box da Prima Pramac Ducati.

Para Marc Márquez este foi mais um resultado que o deixa perfeitamente dentro da discussão pelo título de MotoGP em 2024, e mesmo não vencendo ainda com a moto italiana, o espanhol de Cervera continua a subir ao pódio nas Sprint, e encontra-se no ‘Top 3’ da classificação de pilotos.

Resultados da corrida Sprint de MotoGP do Grande Prémio de Itália

1 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team)

2 – Marc Márquez (Gresini Racing)

3 – Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3)

4 – Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati)

5 – Maverick Viñales (Aprilia Racing)

6 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory)

7 – Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46)

8 – Alex Márquez (Gresini Racing)

9 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing)

10 – Raul Fernandez (Trackhouse Racing)

Classificação de pilotos de MotoGP

1 – Jorge Martin – 155 pontos

2 – Francesco Bagnaia – 128 pontos

3 – Marc Márquez – 123 pontos

4 – Enea Bastianini – 94 pontos

5 – Maverick Viñales – 92 pontos

6 – Pedro Acosta – 90 pontos

7 – Brad Binder – 79 pontos

8 – Aleix Espargaró – 77 pontos

9 – Fabio di Giannantonio – 65 pontos

10 – Alex Márquez – 44 pontos

13 – Miguel Oliveira – 29 pontos

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