Todos estamos habituados a ver os modelos da Alfa Romeo com a chapa de matrícula na parte lateral da dianteira. Um pormenor de design que vai mudar… para sempre. E já começou com o Alfa Romeo Junior e assim continuará com o novo Stelvio em 2025, assim como com todos os restantes modelos lançados pela marca.
Esta mudança não foi, porém, adotada de livre e espontânea vontade. Segundo as declarações de Alejandro Mesonero-Romanos, diretor de design da Alfa Romeo, à Autocar, o recolocar da chapa de matrícula ao centro está relacionado com as novas regras de segurança da UE (GSR2). Desta forma, com a chapa de matrícula ao centro, os riscos de lesões diminuem no caso de embate em peões.
Seja como for, ainda que uma desilusão para alguns fãs da marca, a verdade é que o diretor de design da Alfa Romeo não se mostrou muito triste em relação a esta nova diretriz.
“Permitir-nos-á apresentar uma simetria, seja em que situação for. O que, confesso, deixar-me-á feliz – sou uma das pessoas que gosta da chapa de matrícula ao meio”, afirmou, em declarações à Autocar.