A edição de 2024 do famoso Tourist Trophy na Ilha de Man foi uma edição para ficar na memória de todos os fãs que seguem, de forma muito apaixonada, as provas de “road racing”. No Mountain Course vimos recordes serem batidos, com especial destaque para Michael Dunlop, e começarem a ‘desenhar-se’ novos grandes vencedores que no futuro estarão no degrau mais alto do pódio do TT.
Quanto a Michael Dunlop, inicialmente igualou o recorde de maior número de vitórias (total) que estava na posse do seu tio Joey Dunlop (26), e depois conseguiu mesmo tornar-se no ‘rei’ indiscutível do Tourist Trophy na Ilha de Man ao somar a 27ª vitória quando levou a melhor na primeira corrida das Supertwins.
O norte-irlandês voltou a vencer por mais duas vezes em 2024, o que lhe dá agora um total de 29 vitórias no TT!
O registo impressionante de Michael Dunlop voltou a crescer quando venceu a segunda corrida das Supersport.
Novamente aos comandos da sua Yamaha R6 com as cores da MD Racing, e depois de vários atrasos devido à chuva, Dunlop controlou o andamento dos seus mais diretos rivais e completou as duas voltas ao percurso montanhoso com uma vantagem de cerca de 4 segundos sobre Dean Harrison (Honda CBR600RR), que por sua vez levou a melhor sobre Davey Todd (Ducati Panigale V2).
Concretizada a conquista da 28ª vitória na Ilha de Man, Michael Dunlop partiu à procura de mais vitórias.
Foi então o momento de o conseguir, demonstrando todo o seu domínio sobre rivais sempre muito rápidos, e desta feita na segunda corrida das Supertwins. Michael Dunlop dominou a prova de início ao fim.
Aos comandos da sua Paton, o norte-irlandês foi sempre conseguindo alargar a sua vantagem sobre os perseguidores à passagem de cada ponto de cronometragem. A segunda corrida das Supertwins viria a ser encurtada, com a organização do Tourist Trophy a ser obrigada a dar por terminada a corrida ainda na primeira volta devido à queda de Jack Petrie.
Os resultados finais viriam então a ser homologados de acordo com a classificação no momento em que foram mostradas as bandeiras vermelhas no Mountain Course. Dessa forma Michael Dunlop venceu com mais de 6 segundos de vantagem sobre Peter Hickman (Yamaha R7), enquanto Mike Browne (Aprilia RS 660) fechou o pódio nas Supertwins.
Esta foi então a derradeira vitória de Michael Dunlop no Tourist Trophy de 2024.
Na derradeira corrida do programa do TT na Ilha de Man, o Senior TT, assistimos a diversos momentos que alteraram por completo a história da corrida. Nomeadamente a desistência dos pilotos Peter Hickman FHO Monster Energy BMW, que não evitou uma queda forte com a sua M 1000 RR, enquanto Michael Dunlop aos comandos de uma Honda também abandonou.
Com dois dos grandes favoritos à vitória no Senior TT fora de ação, Davey Todd (Milwaukee BMW Motorrad TAS Racing) aproveitou para passar ao ataque. Aos comandos de uma M 1000 RR, Todd tinha já quase 20 segundos de vantagem sobre Josh Brookes (FHO Monster Energy BMW) no final da segunda passagem na linha de meta.
Com paragem na box significativamente mais rápida do que Brookes, Davey Todd conseguiu ir construindo uma vantagem bastante folgada sobre o segundo classificado, e os dois terminaram separados por cerca de 39 segundos nesta corrida do Senior TT.
Davey Todd tem então agora duas vitórias na Ilha de Man, pois já tinha vencido em Superstock, tendo garantido para a TAS Racing a primeira vitória nesta categoria do Tourist Trophy desde 2004!
Josh Brookes foi segundo e colocou mais uma BMW Motorrad M 1000 RR no pódio, enquanto Dean Harrison e a sua Honda CBR1000RR SP fecharam com um 3º lugar.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!
O conteúdo Ilha de Man TT – Michael Dunlop fecha com 29 vitórias e Davey Todd vence Senior TT aparece primeiro em MOTOJORNAL.