Sem categoria Flavio Briatore nomeado conselheiro executivo da Alpine

Flavio Briatore nomeado conselheiro executivo da Alpine


“A Alpine F1 Team confirma que Flavio Briatore foi nomeado por Luca de Meo, diretor-executivo do grupo Renault, como conselheiro executivo da divisão de Fórmula 1”, anunciou a equipa à margem do Grande Prémio de Espanha, a realizar em Barcelona.

Flavio Briatore, de 74 anos, foi um dos ‘homens fortes’ da F1 durante 20 anos, mas foi despedido pela equipa franco-britânica após o escândalo ‘crashgate’, em 2009, relacionado com um acidente propositado de Nelson Piquet Jr. para ajudar Fernando Alonso a vencer.

Considerado responsável por planear a manobra desonesta, Briatore foi demitido pela Renault em 16 de setembro de 2009, antes de ser banido para sempre cinco dias depois pela Federação Internacional do Automóvel (FIA), que regulamenta a Fórmula 1.

O italiano contestou a sanção perante os tribunais civis franceses, que no início de 2010 lhe deram razão ao considerar irregular esta proibição vitalícia por parte da FIA.

“Briatore irá concentrar-se nas atividades de alto nível da equipa, incluindo encontrar talentos e analisar o mercado de pilotos, desenvolver o projeto existente e aconselhar sobre certas questões estratégicas na área do desporto”, explica a Alpine.

O italiano permitiu à equipa Benetton, que dirigiu de 1989 a 1997, conquistar dois títulos mundiais de pilotos graças ao alemão Michael Schumacher (1994 e 1995), bem como um título de construtores (1995).

A chegada de Briatore surge num contexto tenso na equipa Alpine, que está a ter um início de temporada desastroso, com apenas cinco pontos em nove Grandes Prémios e tensões entre os seus dois pilotos franceses Pierre Gasly e Esteban Ocon.

Related Post

Generated by Feedzy