Sem categoria ‘Stands’ de automóveis na América do Norte voltam ao papel e caneta

‘Stands’ de automóveis na América do Norte voltam ao papel e caneta


A CDK Global, uma empresa que fornece ‘software’ para milhares de concessionárias de automóveis nos EUA e no Canadá, foi atingida por ciberataques consecutivos na quarta-feira, o que causou uma interrupção e impacto nas operações.

Para potenciais compradores de automóveis, isso significa atrasos nas concessionárias ou pedidos de veículos escritos à mão.

Não há um fim imediato à vista, com a CDK a referir que espera que o processo de restauração do sistema leve “vários dias” para ser concluído, noticiou a agência Associated Press (AP).

O Group 1 Automotive Inc., grupo de vendas de automóveis que fatura 4.000 milhões de dólares, contou na segunda-feira que continuava a utilizar “processos alternativos” para vender carros aos seus clientes.

Lithia Motors e AutoNation, duas outras redes de concessionárias, também divulgaram que implementaram soluções alternativas para manter as suas operações em funcionamento.

A CDK Global é um importante ‘player’ na indústria de vendas de automóveis. A empresa, sediada nos arredores de Chicago, fornece tecnologia de ‘software’ aos revendedores que ajuda nas operações do dia-a-dia — como facilitar vendas de veículos, financiamento, seguros e reparações.

Esta empresa, segundo os seus dados, tem como clientes mais de 15.000 locais de venda de automóveis na América do Norte.

Na quarta-feira passada, a CDK sofreu ciberataques consecutivos e desligou todos os seus sistemas por precaução, explicou a porta-voz, Lisa Finney.

“Com base nas informações que temos neste momento, prevemos que o processo levará vários dias para ser concluído e, nesse interregno, continuaremos a envolver-nos ativamente com ps nossos clientes e a fornecer-lhes formas alternativas de conduzir negócios”, acrescentou.

Em mensagens aos clientes, a empresa também alertou para pessoas que tentam passar por membros ou afiliados do CDK para tentar obter acesso ao sistema e entrar em contacto com os clientes.

Várias grandes empresas automobilísticas — incluindo Stellantis, Ford e BMW — confirmaram à AP na semana passada que a interrupção do CDK afetou alguns de seus revendedores, mas que as operações de vendas continuam.

À luz da situação atual, um porta-voz da Stellantis contou na sexta-feira que muitas concessionárias mudaram para processos manuais para atender os clientes. Isso inclui escrever pedidos manualmente.

Related Post

Generated by Feedzy