O paddock de MotoGP foi bastante intenso em termos de novidades durante o Grande Prémio dos Países Baixos que se disputou no passado fim de semana. No circuito de Assen, para além de pilotos ou equipas a confirmarem diversas novidades, ficámos a saber que a partir de 2025 a Ducati Corse vai alterar de forma significativa o seu projeto na categoria rainha.
E tudo porque, conforme disse o diretor geral da Ducati Corse, Gigi Dall’Igna, aos microfones do canal italiano SKY Sport Italia, em vez de colocarem em pista quatro motos com especificações de fábrica e do mesmo ano, apenas terão três motos desse tipo.
Recordamos que até agora temos vistos a Ducati Lenovo Team usar as duas motos de fábrica, sendo que outras duas motos de fábrica mais atuais (do próprio ano) são entregues aos dois pilotos da Prima Pramac.
As restantes equipas satélite da marca de Borgo Panigale, a Pertamina Enduro VR46 e a Gresini Racing, competem com os seus pilotos aos comandos de motos do ano anterior.
Ainda não foi confirmado por Gigi Dall’Igna qual será a equipa satélite a receber a única moto com especificações de fábrica a partir de 2025. Tudo indica que será a Pertamina Enduro VR46, sendo que a Gresini Racing vai continuar a competir com motos do ano anterior.
Isto significa que teremos a Ducati Lenovo Team (Francesco Bagnaia e Marc Márquez) com a Ducati Desmosedici GP25, um dos pilotos da Pertamina Enduro VR46 com a Desmosedici GP25 e outro com a Desmosedici GP24, enquanto os dois pilotos da Gresini Racing (Alex Márquez e um piloto por anunciar) estarão aos comandos das Desmosedici GP24.
E se analisarmos o campeonato de um ponto de vista mais global, a partir da temporada 2025 vamos ter mais pilotos em motos com a denominada ‘especificação de fábrica’ mais atual:
– Ducati Lenovo Team com duas Desmosedici GP25
– Pertamina Enduro VR46 ou Gresini Racing com uma Desmosedici GP25
– Aprilia Racing com duas RS-GP25
– Trackhouse Racing com duas RS-GP25 (neste momento competem apenas com uma moto de fábrica, mas Raul Fernandez deverá passar a competir com a RS-GP24 muito em breve)
– Red Bull KTM Factory com duas RC16 de fábrica
– Red Bull KTM Tech3 com duas RC16 de fábrica
– Monster Energy Yamaha com duas YZR-M1 de fábrica
– Prima Pramac Yamaha com duas YZR-M1 de fábrica
– Repsol Honda com duas RC213V de fábrica
– Honda LCR com duas RC213V de fábrica
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