Numa altura em que o mercado de pilotos de MotoGP está a atravessar uma das maiores “silly season” de que temos memória, um piloto consegue estar constantemente no centro das atenções nas últimas semanas: Toprak Razgatlioglu.
O piloto turco vice-campeão do Mundial Superbike e piloto da ROKiT BMW Motorrad WorldSBK, começou a ser falado para entrar em MotoGP nos últimos dias do passado mês de julho.
Foi o seu empresário, o ex-piloto e campeão do mundo de Supersport, Kenan Sofuoglu, que lançou para a esfera pública através de uma entrevista ao portal alemão Speedweek que Toprak Razgatlioglu estaria a caminho do MotoGP e a conversar com diversas equipas da categoria rainha. E o objetivo era de colocar o piloto turco neste campeonato já a partir de 2025, mesmo existindo um contrato válido para o Mundial Superbike com a BMW Motorrad.
Depois disso, a marca alemã reagiu e apontou, precisamente, para o contrato que tem a assinatura de Toprak Razgatlioglu e que apenas vai terminar no final de 2025. Esta reação deixou claro que a BMW Motorrad não tem qualquer intenção de abrir mão daquele que é o seu melhor piloto, ainda para mais numa altura em que Toprak assume a liderança do Mundial Superbike e poderá então conquistar o ambicionado título aos comandos da M 1000 RR.
Porém, esta ‘novela’ continuou a ter capítulos. Os dois mais recentes ‘estrearam’ hoje.
O primeiro, conforme a Revista Motojornal aqui deu conta esta manhã, destacava que Toprak Razgatlioglu, desta vez a falar por si e a não esperar que fosse o seu empresário e grande amigo Kenan Sofuoglu a falar, voltou a reafirmar que quer mudar-se para o MotoGP já em 2025, que existem conversas em curso para concretizar a mudança, e que mesmo sabendo que a BMW Motorrad não está satisfeita, esse é o seu desejo.
O piloto que já conquistou um título de Superbike com a Yamaha, disse mesmo que teríamos novidades sobre o seu futuro no prazo de uma semana. Precisamente depois do MotoGP realizar o Grande Prémio da Alemanha – clique aqui para ver os horários completos – e entrar na pausa de verão.
Mas, na verdade, não foi preciso esperar tanto tempo para sabermos qual será o futuro de Toprak Razgatlioglu!
Novamente em conversa com o portal alemão Speedweek, o empresário Kenan Sofuoglu voltou ao assunto e esclareceu de forma detalhada o que vai acontecer ao seu piloto, de certa forma dando um ‘passo atrás’ em relação ao que tinha afirmado há poucos dias:
“Eu tenho visto que algumas equipas satélite de MotoGP têm falado no Toprak. Contudo, nunca contactámos uma equipa satélite. Algumas equipas de fábrica mostraram o seu interesse pelo Toprak em 2025. O facto é que temos um contrato de dois anos com a BMW e, como eu já disse, apenas no momento em que a BMW concordar é que iremos para o MotoGP. Não pretendemos quebrar o contrato e muito menos lutar, pois adoramos a BMW e já atingimos grandes sucessos juntos. De facto, estamos felizes e queremos continuar com esta ligação por muito tempo”.
Isto significa que vamos continuar a ver Toprak Razgatlioglu a brilhar no Mundial Superbike em 2025?
“Posso confirmar, sem qualquer problema, que o Toprak vai competir no Mundial Superbike com a BMW também em 2025, tal como está descrito no contrato. Existe um projeto muito interessante em torno dele e queremos a sua felicidade”.
Porém, o facto de o piloto turco estar agora, de acordo com as palavras de Kenan Sofuoglu, fora de hipótese de se mudar para o MotoGP já na próxima temporada, não significa que Toprak Razgatlioglu vai ter de desistir do seu sonho. Tudo indica que em 2026 vai voltar a tentar mudar de campeonato.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!
O conteúdo MotoGP – Futuro de Toprak Razgatlioglu está ‘fechado’! aparece primeiro em MOTOJORNAL.