Por ocasião do dia de abertura dos BMW Motorrad Days em Garmisch-Partenkirchen, a marca germânica mostrou, oficialmente, a nova geração da sua maxitrail na variante mais preparada para as maiores aventuras e terrenos extremos: a R 1300 GS Adventure!
Uma das novidades mais aguardadas pelo mercado das duas rodas, e em particular pelos motociclistas ávidos das viagens de aventura em qualquer piso e condições, a nova BMW Motorrad R 1300 GS Adventure foi oficialmente revelada com ‘pompa e circunstância’ e promete elevar o patamar de eficácia que tantos motociclistas aprenderam a gostar ao conduzir a famosa GSA.
Uma moto que foi concebida para atravessar o tórrido deserto do Saara ou para subir aos picos mais altos dos Himalaias, mas que também promete sentir-se à vontade nas intrincadas e húmidas florestas da Amazónia, a nova R 1300 GS Adventure foi profundamente redesenhada ao nível do motor, ciclística, design, carenagens e também das diferentes opções que permitem personalizar a GSA com inúmeros opcionais e extras.
No centro do conjunto encontramos o já lendário motor Boxer de dois cilindros opostos. Inicialmente introduzido na versão normal da maxitrail da BMW Motorrad, esta unidade motriz, mais compacta, disponibiliza uma potência máxima de 145 cv e um binário que no seu ponto de pico atinge os 149 Nm.
O quadro principal é fabricado em folha de aço, otimizado ao nível da rigidez estrutural, que combina com um subquadro traseiro que, ao contrário da anterior geração, adota na nova R 1300 GS Adventure uma estrutura que combina tubos de alumínio com secções forjadas.
As suspensões são a Evo Telelever na dianteira e Evo Paralever no eixo traseiro, com afinações específicas para garantir que esta ‘volumosa’ maxitrail garante um comportamento dinâmico preciso, principalmente ao nível da estabilidade da direção.
A BMW Motorrad permite à R 1300 GS Adventure dar uso à mais recente geração do sistema de suspensões eletrónicas Dynamic Suspension Adjustment (DSA). Neste caso os parâmetros eletrónicos são ajustados combinando a compressão dianteira e traseira com a correspondente modificação da dureza das molas.
Isto é realizado de acordo com o modo de condução selecionado, condições de condução ou ainda as manobras que o condutor estiver a realizar.
Por outro lado, a R 1300 GS Adventure pode ser equipada com sistema de ajuste adaptativo da altura da moto. Neste caso estamos perante um opcional, que se divide em duas versões: a versão normal que ajusta (reduz) automaticamente a altura da moto em até 30 mm quando a moto para ou circula a baixa velocidade. A versão Comfort do sistema funciona da mesma forma, porém acrescenta uma redução da altura de mais 20 mm.
Por falar em ajustes, o condutor da R 1300 GS Adventure poderá optar por conduzir a moto desfrutando de quatro modos de condução. São eles Rain, Road, Eco e Enduro, este último, como o nome indica, idealizado para condução fora de estrada.
O pacote eletrónico de série inclui o sistema MSR, controlo dinâmico da travagem, o assistente de arranque em inclinação, controlo de tração dinâmico.
Em estreia absoluta temos nesta novidade do segmento maxitrail o sistema Automated Shift Assistant (ASA). Trata-se da primeira transmissão automática que a BMW Motorrad já tinha revelado os detalhes anteriormente, conforme a Revista Motojornal aqui lhe contou em detalhe, e que permitirá ao condutor da GSA deixar que a eletrónica se ocupe das trocas de caixa.
Nas ajudas à condução podemos ainda destacar o Cruise Control Ativo que inclui função de travagem automática. Um pacote eletrónico que pode ser expandido com a inclusão do opcional Riding Assist que adiciona o Active Cruise Control, aviso de colisão frontal, aviso de mudança de faixa e aviso de colisão traseira. Este último sistema estará também disponível para aquisição na R 1300 GS de 2025.
Entre os destaques que podemos referir ao nível do design e estrutura que compõe a nova R 1300 GS Adventure, temos de falar no massivo depósito de combustível com capacidade para 30 litros de gasolina. Para além do seu volume, é fabricado em alumínio, e conta com três pontos de fixação onde o proprietário poderá colocar malas ou acessórios para transporte de bagagem.
Para garantir que o condutor usufrui de melhor proteção aerodinâmica, o para-brisas da GS Adventure é maior, e combina com dois defletores laterais que ajudam a otimizar o fluxo de vento que assim não afetará o condutor a velocidades mais elevadas.
BMW Motorrad R 1300 GS Adventure – as variantes
Para além da versão base, a marca alemã concebeu três variantes que procuram satisfazer os clientes mais exigentes disponibilizando destaques específicos em cada uma, conforme explicamos de seguida.
Triple Black – Destaques em tons de preto que combinam com o depósito em alumínio exposto. Proteções de motor de série em preto com inserções em prata, guiador e jantes combinam com as extensões das proteções de mão em cinza, coberturas do radiador maiores, assento em preto e cinzento, suporte para fixação de top-case remata a variante Triple Black.
GS Trophy – Apresenta um esquema de cores e gráficos mais desportivo. Alguns componentes apresentam um acabamento mate texturado para criar um maior contraste com elementos em metálicos. Os assentos são em preto e vermelho, como as extensões das proteções de mãos. Conta com grelhas de proteção no radiador, mas também nas luzes auxiliares. O para-brisas é mais pequeno e na traseira encontramos um apoio para o passageiro se agarrar mais facilmente.
Option 719 Karakorum – Apresente um esquema de cores exclusivo: Aurelius Green matt metallic. Algumas linhas douradas e elementos maquinados ajudam a realçar as formas desta variante da R 1300 GS Adventure. A proteção de motor de série é pintada de preto, enquanto as extensões das proteções de mãos são em cinzento. Na traseira está instalado um suporte para bagagem, enquanto na dianteira encontramos um para-brisas mais pequeno.
Aguardamos agora as informações oficiais da BMW Motorrad Portugal sobre a disponibilidade e preços da nova R 1300 GS Adventure.
Galeria de fotos BMW Motorrad R 1300 GS Adventure
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!
O conteúdo BMW Motorrad R 1300 GS Adventure – Todos os detalhes e fotos da maxitrail alemã aparece primeiro em MOTOJORNAL.