Há pessoas que estão e para sempre vão ficar na história do motociclismo internacional, mas, principalmente, do motociclismo nacional. Quer pelos seus feitos em pista, quer pelos seus feitos e visão fora das pistas e que permitiram ao motociclismo português posicionar-se ao mais alto nível. Uma dessas pessoas é Paulo Pinheiro, que, infelizmente, faleceu esta quarta-feira 10 de julho.
Fundador e administrador do Autódromo Internacional do Algarve (AIA), Paulo Pinheiro liderou os destinos do traçado que é hoje em dia um dos melhores do Mundo. Conhecido como a ‘montana russa’, o AIA é palco de grandes competições de motos, incluindo o MotoGP, o Mundial Superbike, sem esquecer o Campeonato Nacional de Velocidade e outras competições em duas rodas.
De acordo com um comunicado que a redação da Revista Motojornal recebeu há poucos minutos, Paulo Pinheiro faleceu e deixa assim um profundo sentimento de tristeza em toda a comunidade das duas rodas, pela sua visão que permitiu alargar os horizontes do motociclismo de competição, mas também outras iniciativas que permitiram colocar muitos motociclistas perto dos seus ídolos, e também a rodar em pista.
Paulo Pinheiro foi um amigo da Revista Motojornal ao longo dos anos, e uma pessoa que sempre se mostrou aberta a trabalhar e colaborar nas mais diversas ideias que fomos colocando em prática. Essa era, aliás, uma das suas grandes qualidades, das muitas que foi revelando enquanto figura pública e em particular um apaixonado pelo motociclismo de competição.
À família e amigos, e também a toda a equipa que gere o Autódromo Internacional do Algarve, a Revista Motojornal endereça aqui os mais sentidos votos de pesar neste momento de dor.
Publicamos de seguida o comunicado divulgado pelo AIA
“É com enorme pesar e consternação que a Administração do Autódromo Internacional do Algarve comunica o falecimento do Eng. Paulo Pinheiro, seu fundador e Presidente do Conselho de Administração.
O Eng. Paulo Pinheiro dedicou a sua vida ao desenvolvimento do desporto motorizado em Portugal e à afirmação do Algarve e do País como um dos grandes palcos internacionais deste desporto, ao mesmo tempo que contribuía para o crescimento da economia nacional e regional, deixando um legado único em Portugal.
As suas notáveis qualidades humanas e profissionais marcaram todos os que com ele tiveram o privilégio de contactar e trabalhar.
Neste momento de dor e consternação a Administração do Autódromo Internacional do Algarve endereça os seus votos de pesar a toda a família e amigos de Paulo Pinheiro.
As cerimónias fúnebres serão oportunamente anunciadas”.
O conteúdo Faleceu Paulo Pinheiro, fundador e líder do Autódromo Internacional do Algarve aparece primeiro em MOTOJORNAL.