Moto Honda MSX125 Grom – Agora ainda mais personalizável!

Honda MSX125 Grom – Agora ainda mais personalizável!


O trio de mini-motos que a Honda comercializa em território europeu é composto pela Monkey, pela Dax e também pela proposta mais moderna de todas, a MSX125 Grom. E foi precisamente esta última moto que a marca japonesa decidiu renovar para permitir aos motociclistas expressarem a sua criatividade de personalização.

Sempre conhecida como “Grom” no Japão e nos EUA, a MSX125 adicionou esse mesmo título ao seu nome europeu em 2021.

Um produto verdadeiramente global, a Grom tem sido um dos grandes destaques da marca em todo o mundo desde o seu lançamento, estabelecendo-se como uma das favoritas, quer seja usada como um simples meio de transporte urbano ou como uma afirmação de estilo altamente personalizada pelo seu público-alvo.

Nesse mesmo ano assumiu também novas características técnicas, nomeadamente a introdução de uma caixa de 5 velocidades. A MSX125 Grom estava então melhor preparada para percorrer percursos mais abertos com mais velocidade.

Para esta renovação a pensar já na temporada 2025, a Honda optou por não introduzir novidades do ponto de vista técnico ou mecânico. A pequena e simpática Grom continuará a contar exatamente com o mesmo motor, quadro, suspensões e travões que já são usados nas versões anteriores.

Isto significa que contamos com um motor de 125 cc, SOHC de 2 válvulas e arrefecido a ar que continua a ter performances muito úteis no mundo real e está acoplado a uma caixa de 5 velocidades para maior descontração em longas distâncias.

A parte ciclística, já testada e comprovada, continua a usar uma forquilha invertida de bainhas de 31 mm de diâmetro e jantes de 12 polegadas para originar uma moto pequena, mas com o controlo e maneabilidade de uma moto grande. A travagem de disco controlada por IMU oferece uma ‘camada extra’ de confiança na condução.

O quadro monotrave em aço oferece uma base muito robusta. O seu tubo rígido de secção quadrada une a coluna da direção diretamente às placas pivot do braço oscilante, deixando visíveis todos os outros componentes montados no quadro, o que contribui bastante para o visual minimalista da MSX125 Grom.

A rigidez e a flexão nos eixos vertical e horizontal foram especificamente ajustadas para este modelo, tal como a flexão nos pivots do braço oscilante e nas placas dos pendurais do motor, o que fornecem o equilíbrio considerado perfeito pela marca japonesa entre o conforto e confiança.

A estrutura do quadro também permite alojar eficientemente os componentes do sistema PGM-FI, as demais peças elétricas colocadas dentro da tampa do depósito permitem manter a capacidade 6 litros de combustível, e a distância entre eixos é compacta, apenas 1200 mm, para um ângulo da coluna de direção de 25° e um eixo de arraste (trail) de 81 mm. O peso em ordem de marcha é de apenas 103 kg, o que torna a pequena Grom numa moto fácil de manobrar, mesmo em espaços mais ‘fechados’.

Os apenas 761 mm de altura do assento (um valor extremamente baixo) tornam a MSX125 Grom muito fácil de conduzir.

Simplificadas e com uma postura mais avançada, as tampas do depósito da MSX125 Grom têm entalhes para os joelhos e uma nova atitude mais agressiva, que encontra eco nas tampas laterais remodeladas e na nova carenagem inferior mais desportiva, complementada pelo farol de LEDs, assento minimalista e subquadro reduzido.

E, influenciada pelo desejo dos seus proprietários em tornar as suas motos únicas, a MSX Grom foi concebida para ser facilmente personalizável e adaptada.

Os componentes exteriores continuam a ser muito fáceis de desmontar e oferecem também muito mais superfície para o proprietário expressar a sua individualidade com a aplicação de autocolantes, gráficos ou películas de plástico. Por outro lado, o novo logótipo Grom ocupa um lugar de destaque na frente.

Os acabamentos dourados na forquilha invertida sobressaem em nítido contraste com o motor, o escape, as jantes e o braço oscilante todos em preto.

O painel de instrumentos foi concebido para ser bastante fácil de ler para uma unidade com as suas dimensões compactas e inclui um conta-rotações e um indicador de mudança engrenada, para além do velocímetro, conta-quilómetros parcial duplo, indicador do nível do combustível e relógio.

Para além das tampas laterais redesenhadas, a grande novidade da MSX125 Grom é a capacidade de o proprietário poder adquirir acessórios oficiais Honda para personalizar esta moto de dimensões compactas.

É a primeira vez que a marca japonesa disponibiliza acessórios oficiais especificamente desenvolvidos para a Grom. E podem ser adquiridos em “pack” ou de forma individual:

Pack Comfort

O Pack Comfort foi concebido para aumentar o conforto do condutor, especialmente em condições climatéricas adversas e nos dias mais frios. As proteções de punho, com acabamento em preto, desviam o ar que circula pelas mãos e dos antebraços do condutor, enquanto que a moldura do painel de instrumentos, de cor escura, oferece uma ampla cobertura das zonas do peito e dos ombros.

Pack Travel

O Pack Travel aumenta a capacidade de transporte da MSX125 Grom, transformando-a numa moto significativamente mais versátil. Os alforges laterais exclusivos oferecem um volume de transporte combinado de 10 litros. O que for transportado nestas malas ficará protegido por um prático revestimento interior à prova de água e cada alforge tem uma pega e alças para facilitar o transporte quando não está montado. Também existe um porta-bagagens traseiro que faz parte deste Pack Travel, dando uma base conveniente para fixar objetos maiores.

De momento a Honda Portugal ainda não confirmou o preço da nova versão 2025 da MSX125 Grom, nem a data prevista de chegada aos concessionários. Sabemos, no entanto, que estará disponível em três opções de cores: Azul Candy, Branco Pérola e Preto Metalizado Mate.

Galeria de fotos Honda MSX125 Grom

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!

O conteúdo Honda MSX125 Grom – Agora ainda mais personalizável! aparece primeiro em MOTOJORNAL.

Related Post

Generated by Feedzy