No mesmo dia em que vimos a sua atual equipa Trackhouse Racing divulgar um vídeo “teaser” nas redes sociais, onde o dono da estrutura americana Justin Marks aparece à procura, e diz que já encontrou, um piloto para pilotar a Aprilia RS-GP em MotoGP, temos o nome do português Miguel Oliveira a ser dado como garantido na Pramac Yamaha!
Quem o diz é o portal italiano Sky Sport Italia, que, no seguimento da incerteza que continua a ‘seguir’ Miguel Oliveira sobre o seu futuro em MotoGP, e onde encontramos informações não confirmadas de que está mesmo a caminho da nova equipa satélite da Yamaha a partir de 2025, reforça precisamente esses rumores de paddock.
Na verdade, o referido meio de comunicação italiano vai mesmo mais longe, garantindo que a Yamaha já escolheu Miguel Oliveira para se juntar às suas fileiras no projeto de MotoGP, neste caso na equipa de Paolo Campinoti.
O contrato, a ser tudo confirmado, será assinado diretamente entre a Yamaha Racing e o Miguel Oliveira. Isto porque, tal como foi referido pelo proprietário da Pramac Racing quando confirmou o acordo com a marca japonesa, será precisamente a casa de Iwata a ter de assumir as responsabilidades de contratar e pagar aos novos pilotos da equipa satélite. Isto até tendo em conta que a Pramac Racing servirá de ‘extensão’ da equipa de fábrica Monster Energy Yamaha, usando motos com especificação de fábrica.
O acordo será válido para os próximos dois anos, sendo que tudo poderá estar oficializado durante o Grande Prémio da Grã-Bretanha, nos primeiros dias de agosto. Antes disso a Yamaha irá confirmar a permanência de Alex Rins na equipa de fábrica ao lado de Fabio Quartararo.
Este é um momento importante para Miguel Oliveira, que quase ‘trintão’, vai poder pilotar pelo terceiro fabricante diferente em MotoGP. Depois de se estrear e conquistar cinco vitórias com a KTM, de passar para a Aprilia em 2023 com resultados claramente afetados pela falta de sorte e lesões, poderemos vir a ter o #88 a mudar-se de ‘fato e capacete’ para a nova equipa Pramac Yamaha a partir de 2025.
Isto também poderá ter relevância do ponto de vista de futuro do projeto da Yamaha em MotoGP.
Relembramos que a partir de 2027 teremos novos regulamentos, nomeadamente com a entrada de novos motores de 850 cc, e a experiência de Miguel Oliveira pode vir a ajudar o projeto de Iwata no imediato, conseguindo ajudar na evolução da atual YZR-M1, algo em que a Yamaha continuar a garantir que é uma prioridade.
Num segundo momento e olhando já para lá dos dois anos de contrato, o piloto português poderá assumir também um papel muito importante no desenvolvimento da futura M1 de 850 cc, uma moto que, a acreditar nos rumores, poderá abandonar a motorização de quatro cilindros em linha e assumir uma arquitetura de V4.
Aguardamos agora que nas próximas semanas e nos dias que antecedem o Grande Prémio da Grã-Bretanha surjam mais novidades sobre o futuro de Miguel Oliveira em MotoGP, sendo que neste momento tudo aponta para que a carreira do piloto português prossiga na nova equipa Pramac Yamaha.
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