Moto A Ducati Panigale V4 estreia o Race eCBS. E nós explicamos tudo!

A Ducati Panigale V4 estreia o Race eCBS. E nós explicamos tudo!


Os Ducatistas e fãs das motos desportivas ainda estão a tentar refazer-se das emoções que sentiram durante a revelação mundial da nova Ducati Panigale V4 e Panigale V4 S, que ontem aconteceu no circuito de Misano a abrir as atividades do World Ducati Week.

No meio de tantas novidades que foram incluídas nesta nova geração da superdesportiva de Borgo Panigale, e sendo a mais notada e comentada pelos nossos leitores e Ducatistas a substituição do monobraço por um braço oscilante convencional, a verdade é que a Panigale V4 apresenta ainda uma importante inovação: o Race eCBS.

Esta tecnologia faz a sua estreia numa moto de produção em série, tendo sido o resultado da colaboração entre a Ducati e a Bosch, que desenvolveu o sistema Race eCBS para tornar a Panigale V4 numa moto ainda mais eficaz em pista, nomeadamente nos momentos de entrada em curva.

Baseado no comprovado eCBS, o novo sistema de travagem vai estrear-se então na nova Ducati Panigale V4 de forma a permitir que o condutor da moto italiana consiga sentir-se como um piloto profissional.

Isto porque o Race eCBS foi concebido para replicar de forma informática as técnicas utilizadas pelos pilotos profissionais da Ducati Corse, nomeadamente na forma como o travão traseiro é utilizado para controlar a moto em curva.

Leia também – Ducati Panigale V4: Uma renovação profunda!

O caminho de desenvolvimento começou a partir da função eCBS alimentada pelo ABS da Bosch para motos premium.

Esta tecnologia permite que os travões dianteiro e traseiro sejam combinados, mesmo que apenas um deles seja acionado. Na prática, isto significa que, uma vez aplicado o travão dianteiro, a unidade ABS aumenta automaticamente a pressão do travão traseiro também, sem qualquer intervenção do piloto no pedal do travão traseiro.

Partindo da função eCBS existente para uso diário, as equipas de desenvolvimento da Bosch e da Ducati concentraram-se em melhorar o desempenho especificamente para a pista e dotaram o Race eCBS de parametrizações específicas para uso em pista.

Verificações constantes de dados para a pressão de travagem perfeita na pista

Para gerar a pressão de travagem perfeita na roda traseira, o sistema do Race eCBS que encontramos instalado na nova Ducati Panigale V4 verifica a pressão do travão dianteiro, o ângulo de inclinação, o ângulo de deslizamento lateral e o deslizamento da roda traseira umas estonteantes 100 vezes por segundo!

Com estes dados recolhidos, o sistema incorpora depois estes dados no cálculo dos parâmetros de intervenção do Race eCBS.

O objetivo da implementação do sistema na Panigale V4 é claro: garantir que em todos os momentos seja possível abrandar a moto italiana o mais rápido possível, encurtando as distâncias de travagem, travando a roda traseira de forma tão eficaz quanto possível, garantindo que a moto permaneça sempre estável.

Como esta função está disponível apenas nos modos de ABS para pista, não existe a intervenção do ABS na roda traseira, o que deixa os pilotos da Panigale V4 com controlo total do travão traseiro, caso desejem o necessitem de usá-lo manualmente.

Além disso, o inovador Race eCBS é capaz de manter o travão traseiro acionado por um breve momento no ápice de uma curva, uma técnica particularmente usada pelos pilotos profissionais da Ducati Corse em MotoGP ou no Mundial Superbike, mesmo depois de o piloto ter soltado o travão dianteiro, como forma de trazer a moto de volta à sua trajetória de corrida ou trajetória ideal.

As principais vantagens desta tecnologia de última geração são a melhoria da estabilidade de travagem, da desaceleração média e das curvas durante a travagem na pista, sem necessidade de esforço adicional para controlar manualmente o travão traseiro.

Recordamos que os pilotos profissionais recorrem inclusivamente a pequenas alavancas no punho das suas motos, que permitem controlar com os dedos o travão traseiro de forma mais eficaz em curva. Com o Race eCBS a Ducati Panigale V4 retira essa ‘função’ das mãos do piloto, passando a ser controlado de forma eletrónica.

Alessandro Valia, piloto de testes e desenvolvimento da Ducati, e que ajudou a marca italiana a desenvolver o sistema Bosch Race eCBS para a Panigale V4, faz questão de destacar que “A Ducati sempre procurou soluções inovadoras e visou o desempenho absoluto dos seus produtos. O novo sistema Race eCBS tem o duplo valor de melhorar o desempenho de travagem da moto e, acima de tudo, permitir que qualquer motociclista aceda a níveis de pilotagem que anteriormente estavam fora do seu alcance. Isto baseia-se no princípio de emulação da técnica de travagem de um piloto profissional. O sistema gera pressão no travão traseiro mesmo após o travão dianteiro ter sido completamente libertado – uma manobra normalmente realizada pelo piloto para apertar a linha na entrada da curva. Esta funcionalidade também beneficia os pilotos profissionais, que poderão dedicar a atenção normalmente gasta a modular o travão traseiro a outros aspetos da pilotagem”, diz Valia.

O sistema Race eCBS, em combinação com as restantes novidades introduzidas pela Ducati na Panigale V4, ajudou um painel de pilotos, desde os amadores rápidos até aos pilotos profissionais, a conseguirem baixar em cerca de 1 segundo o seu tempo por volta durante as sessões de comparativo realizadas no circuito de Cremona, Itália.

Este projeto é mais um marco na parceria de mais de 15 anos entre a Bosch e a Ducati e demonstra a sua capacidade de desenvolver soluções inovadoras para uma maior segurança nas motos, sem sacrificar a experiência e o desempenho da pilotagem.

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