O contingente de pilotos portugueses que integram aquele que é considerado como o campeonato nacional mais competitivo, o ESBK, está repleto de talento. E de entre os diversos pilotos lusos, este fim de semana na ronda de Barcelona o maior destaque foi inteiramente para a performance de Tomás Alonso.
O português que este ano compete com as cores da Pons MotoSport na categoria Supersport 300 (SSP300), e que já tem no seu currículo três títulos nacionais consecutivos na categoria, tem estado em plano de evidência nesta temporada 2024.
Aos comandos de uma Kawasaki Ninja 400, Tomás Alonso não se fez de rogado, e no circuito Barcelona-Catalunha enfrentou os seus adversários mais diretos nas SSP300 do ESBK, conseguindo duas importantes vitórias para o campeonato espanhol.
Na primeira corrida, realizada no sábado, e com Gonzalo Sánchez a arrancar da “pole position”, o que lhe permitiu aproveitar essa vantagem para manter o controlo da corrida durante muitas voltas, viria a ser o português Tomás Alonso, juntamente com Uriel Hidalgo e Daniel Ocete, a liderar o trio que alcançou e passou o até então líder quando estávamos a cinco voltas do fim.
Na última volta, Sánchez conseguiu recuperar a liderança, mas foi esforço em vão, pois Tomás Alonso, que já tinha saboreado a vitória no início do mês na ronda do Estoril, queria regressar ao degrau mais alto do pódio e numa batalha que durou até à bandeira de xadrez, o piloto da Pons Motosport viria mesmo a garantir a primeira vitória do fim de semana catalão.
Animado com este resultado, Tomás Alonso partiu para a segunda corrida no domingo com naturais ambições de vencer novamente nas SSP300.
Desta feita, ao português juntaram-se Adrián Covarrubias, Gonzalo Sánchez e Uriel Hidalgo. Formaram um quarteto que revelou estar com um andamento superior aos demais, e foi entre estes que se discutiu a vitória.
Sempre a rodarem juntos, com muitas e constantes ultrapassagens a cada volta, Covarrubias parecia ter conseguido uma pequena vantagem para os restantes pilotos. Mas, mais uma vez, Tomás Alonso, resiliente, não desistiu e voltou a cruzar a meta em primeiro. Uma excelente vitória e que lhe garante uma impressionante dobradinha!
Com este conjunto de resultados temos Tomás Alonso a reforçar a sua candidatura ao título. O português tem agora 153 pontos somados, menos 7 pontos do que Gonzalo Sánchez. O terceiro na classificação, Daniel Ocete, conta com 112 pontos.
De referir também que nesta ronda de Barcelona do ESBK, e na categoria Supersport 300, contámos ainda com a presença de outros dois pilotos portugueses.
Martim Jesus (Team Motoclube de Loulé) finalizou as corridas em 11º e 19º, enquanto Martim Lima (Deza Box 77 Racing Team) começou por ser 17º na primeira corrida e fechou o fim de semana novamente com o mesmo 17º lugar.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!
O conteúdo ESBK 2024 – Tomás Alonso brilhante com dobradinha nas SSP300 em Barcelona aparece primeiro em MOTOJORNAL.