Foi a 7 de maio que a KTM revelou as primeiras imagens oficiais, ainda que com uma decoração tipo ‘camuflado’ para evitar desvendar demasiados detalhes, da sua nova desportiva 990 RC R. Uma moto que vai aproveitar muitos dos conhecimentos conseguidos pela casa de Mattighofen em MotoGP, e que promete satisfazer os motociclistas que procuram bater os tempos por volta em circuito.
Durante o momento da revelação da 990 RC R, a KTM aproveitou para avisar que iria permitir que os fãs e motociclistas em geral, pudessem acompanhar de perto o processo de desenvolvimento desta novidade.
E com a série documental “Never Stop!” a marca tem cumprido precisamente com o prometido!
O segundo vídeo documentário já está online nos canais digitais da KTM. E desta feita podemos contar com a participação de vários intervenientes preponderantes na evolução de diversos aspetos e características da KTM 990 RC R.
Entre eles destacamos Andre Klipphahn, engenheiro chefe do projeto. Este responsável dá-nos a sua visão sobre o estado de desenvolvimento do protótipo, um projeto no qual está a trabalhar há dois anos: “Esta moto é diferente em relação à RC8 (a antiga desportiva KTM). O primeiro teste foi usado para ajustar a ergonomia, foi a primeira coisa em que trabalhámos. Tínhamos muitas dúvidas, deve ser uma moto utilizável, mas também válida para circuito. Foi complicado. Num projeto como este vamos cumprindo metas. Parte 1, parte 2, parte 3… até chegarmos ao protótipo. Neste caso, desde a primeira meta até ao protótipo, passaram dois anos”.
Um fator importante para o sucesso da nova desportiva austríaca será conseguir que tudo funcione em uníssono. Porém, neste momento existem na verdade nada menos do que 12 protótipos da 990 RC R funcionais, cada qual destinado a um departamento do projeto de desenvolvimento.
Porém, tudo tem de funcionar durante os testes em pista. E Luca Grünwald, piloto de testes de 29 anos da KTM, explica que nesses momentos é necessário confiar no trabalho realizado pelos técnicos e engenheiros, e destaca mesmo qual é o teste mais complicado que tem de realizar:
“Trabalhar com o Cornering ABS é muito interessante. É uma das manobras mais complicadas que temos de realizar, diria que é quase como fazer um pouco de stunt. Os engenheiros preparam o setup, por isso não começamos do zero, mas quando começo o teste não sei se é suficientemente seguro de forma a não cair. É assim que temos de encontrar o ponto limite da travagem, travando a meio da curva, para ajustar o funcionamento do Cornering ABS”.
Recordamos ainda que a versão homologada para estrada da 990 RC R dará uso a uma versão atualizada do motor LC8c, dois cilindros em linha, que de acordo com a KTM pesa 57 kg. A performance desta unidade motriz foi trabalhada e de fábrica vai disponibilizar uma potência máxima de 128 cv, sendo que o binário máximo será de 103 Nm às 10.500 rpm.
A caixa de seis velocidades é controlada por um sistema de quickshift que poderá ser usado em padrão ‘convencional’ de estrada, ou caso a 990 RC R seja usada em circuito, e para facilitar o acionamento da caixa nesse ambiente, poderá ser invertida sem necessidade de grandes modificações. Essa possibilidade estará disponível de fábrica.
O sistema de escape que vai permitir ao renovado LC8c da 990 RC R soltar a sua sonoridade e ferocidade, é totalmente novo, fabricado em aço inox.
Veja o mais recente vídeo da KTM 990 RC R
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!
O conteúdo KTM 990 RC R – O desenvolvimento prossegue a bom ritmo aparece primeiro em MOTOJORNAL.