Os próximos modelos da Ford poderão vir a alertar as autoridades responsáveis se o condutor exceder o limite legal de velocidade.
Segundo avançaram vários meios de comunicação social internacionais, a marca está a tentar patentear a funcionalidade, num documento chamado ‘Sistemas e Métodos para Detetar Ofensas de Velocidade’, entregue a 12 de janeiro de 2023 e (em tradução livre), publicado a 18 de julho deste ano pelo Escritório Americano de Marcas e Patentes (USPTO, na sigla em inglês).
Propõe-se que os veículos monitorizem a velocidade uns dos outros. Por exemplo, se um carro deteta que um veículo próximo está circular a uma velocidade acima do limite legal, pode usar as suas câmaras de bordo para o fotografar e, depois, com dados sobre a referida velocidade, bem como informações de geolocalização, enviar um alerta às autoridades.
Tal, argumenta a marca, facilitaria o trabalho da polícia, permitindo-lhes agilizar a identificação dos condutores, evitando perseguições a alta velocidade, e até utilizar carros com condução autónoma para monitorizar as velocidades na estrada.
Leia Também: GNR deteve 552 pessoas e detetou 6.403 infrações numa semana