Está terminado o fim de semana de Grande Prémio da Grã-Bretanha para os pilotos da categoria rainha. Realizou-se esta tarde de domingo a corrida principal de MotoGP no circuito de Silverstone, uma corrida de 20 voltas e com quase todos os pilotos a competirem com combinação de pneus médio / médio. Apenas Aleix Espargaró (Aprilia Racing) e Raul Fernandez (Trackhouse Racing) optaram por dianteiro de composto duro.
E foi precisamente Raul Fernandez que sofreu com essa escolha. Isto porque logo depois do arranque, na sexta curva do traçado britânico, o espanhol, ainda sem o pneu dianteiro duro naquela que seria a sua temperatura de funcionamento ideal, viria a perder a frente da sua Aprilia RS-GP24.
Nesse momento em que acaba por deslizar pelo asfalto de Silverstone, a moto de Raul Fernandez acaba por colidir com a outra Aprilia da Trackhouse Racing, a de Miguel Oliveira.
O piloto português tinha seguido por uma trajetória exterior, talvez na tentativa de evitar incidentes, mas Miguel Oliveira acabou por ver-se envolvido, de forma involuntária, neste incidente que terminou com os dois pilotos da Trackhouse Racing fora do Grande Prémio da Grã-Bretanha de MotoGP.
Felizmente, tanto Miguel Oliveira como Raul Fernandez regressaram à box, conversaram os dois sobre o que aconteceu, e sem lesões a assinalar que possam impedir a sua participação na próxima ronda do campeonato.
Refira-se ainda que assim que os pilotos arrancaram da grelha de partida, Brad Binder (Red Bull KTM Factory) levantou o braço esquerdo para assinalar que a sua KTM RC16 estava com problemas. Um momento que provocou alguns calafrios, pois Binder tinha arrancado na primeira metade da grelha de partida, e por isso diversos pilotos tiveram de se desviar no último momento.
Com tudo isto, quem assumiu a liderança da corrida britânica foi Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team).
O bicampeão queria esquecer e recuperar da queda que sofreu na Sprint de sábado, e rapidamente tentou escapar na primeira posição. Porém, Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) não estava com vontade de deixar o seu grande rival escapar, e colocou-se imediatamente atrás, sendo os dois primeiros acompanhados por Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team), o italiano que rodava em 3º depois de ter sido passado por Martin, e com Aleix Espargaró a fechar os quatro primeiros com a sua Aprilia RS-GP24.
Aleix, que tinha arrancado da “pole position”, não precisou de muito para passar por Bastianini, num momento em que permitiu também a Marc Márquez (Gresini Racing) entrar nesta discussão pelo pódio, mas sem que o oito vezes campeão do mundo tenha conseguido concretizar a ultrapassagem a Bastianini.
Um pouco mais atrás era Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46) que se destacava. O italiano conseguiu realizar algumas ultrapassagens, com particular destaque para a batalha que travou durante algumas curvas com Alex Márquez (Gresini Racing). Os dois pilotos trocaram de posição várias vezes, mas seria mesmo Di Giannantonio a levar a melhor e a segurar o 6º lugar.
Numa corrida de MotoGP que parecia estar controlada por Bagnaia, a verdade é que a ‘fúria’ espanhola de Jorge Martin veio ao de cima, com o piloto da Prima Pramac a conseguir finalmente, à 12ª volta, subir a primeiro por troca com o bicampeão.
Porém, o ‘Martinator’ viria a cometer um pequeno erro, o que permitiu que Bagnaia voltasse a sonhar com a liderança. Mas, mais importante do que isso, esse erro permitiu que Enea Bastianini, que, entretanto, se tinha desenvencilhado de Aleix Espargaró para assumir o 3º lugar, reentrasse na luta pela vitória na corrida principal de MotoGP no GP da Grã-Bretanha.
Enea, motivado pela vitória na Sprint de sábado, pressionou o seu companheiro de equipa, que sem argumentos para manter Enea atrás de si, cedeu então à pressão e registou-se assim a troca de posição entre os dois pilotos da Ducati Lenovo Team.
Por esta altura já Jorge Martin parecia ter escapado para a vitória, com oito décimas de vantagem.
Porém, Bastianini não desistiu, e volta após volta, décima a décima, e por vez três décimas de cada vez, o italiano rapidamente recolou na traseira da Ducati da Prima Pramac do então líder desta corrida de MotoGP.
Com Francesco Bagnaia definitivamente fora desta batalha pela vitória e conformado com o terceiro lugar em Silverstone, tivemos de aguardar pelas duas voltas finais para assistir a nova mudança de líder.
Martin erra logo no início da volta e vê Enea Bastianini a passar. Ainda tentou responder, mas não conseguiu manter o italiano atrás de si. A partir desse momento o piloto da Ducati Lenovo Team não mais perdeu a concentração ou a liderança, foi amealhando uma margem de segurança que na bandeira de xadrez foi de quase 2 segundos sobre Jorge Martin.
Desta forma foi dobradinha no GP da Grã-Bretanha de MotoGP para Enea Bastianini, mas Jorge Martin também consegue sorrir no final da corrida, pois regressa ao topo da classificação do mundial, agora com três pontos de vantagem sobre Francesco Bagnaia.
Resultados da corrida de MotoGP
1 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team)
2 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati)
3 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team)
4 – Marc Márquez (Gresini Racing)
5 – Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46)
6 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing)
7 – Alex Márquez (Gresini Racing)
8 – Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46)
9 – Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3)
10 – Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati)
Classificação de pilotos de MotoGP
1 – Jorge Martin – 241 pontos
2 – Francesco Bagnaia – 238 pontos
3 – Enea Bastianini – 192 pontos
4 – Marc Márquez – 179 pontos
5 – Maverick Viñales – 130 pontos
6 – Pedro Acosta – 122 pontos
7 – Brad Binder – 114 pontos
8 – Fabio di Giannantonio – 104 pontos
9 – Aleix Espargaró – 99 pontos
10 – Alex Márquez – 92 pontos
13 – Miguel Oliveira – 51 pontos
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