Com a partida da Pramac Racing de Paolo Campinoti rumo a outro fabricante, nomeadamente tornando-se a nova equipa satélite da Yamaha, a Ducati Corse viu-se na contingência de encontrar, ou selecionar, uma nova equipa satélite que receba o apoio oficial da casa de Borgo Panigale em MotoGP.
E depois de algumas dúvidas surgirem sobre se essa equipa seria a VR46 Racing Team, de Valentino Rossi, ou a Gresini Racing, de Nadia Padovani, a Ducati Corse finalmente aproveitou o arranque do Grande Prémio da Grã-Bretanha para desfazer qualquer tipo de dúvida.
Assim, a partir da temporada 2025 a equipa que vai passar a receber oficialmente o apoio de fábrica da Ducati será a VR46 Racing Team!
O acordo é plurianual, não tendo sido revelado até quando é que esta situação se irá manter. O que foi, no entanto, revelado oficialmente, é que a VR46 Racing Team irá agora beneficiar de uma moto com especificação de fábrica mais atual, que será a Desmosedici GP25, sendo que a outra moto entregue à equipa de Rossi será uma Desmoseidici GP24 que atualmente vemos a ser usada pelos pilotos da Ducati Lenovo Team e da Prima Pramac Ducati.
Com esta decisão, a Ducati Corse resolveu um ‘problema’ que tinha em mãos neste momento da temporada de MotoGP.
Mas o diretor desportivo da Ducati Corse, Davide Tardozzi, não se conseguiu conter, e em declarações ao Canal+ MotoGP, no seguimento do anúncio oficial, abordou o tema dos pilotos que estarão na VR46 Racing Team a partir de 2025.
Cometendo o que será uma pequena ‘inconfidência’, antecipando a oficialização que a VR46 Racing Team está a ultimar para os próximos dias, Tardozzi referiu nessas declarações que a Ducati Corse vai entregar a Desmosedici GP25 para ser pilotada por Fabio di Giannantonio, o italiano que durante a cerimónia de apresentação das decorações retro de MotoGP – veja aqui a galeria de fotos – não escondeu que o seu futuro será ‘muito, muito brilhante’, o que terá sido uma referência direta às cores da equipa de Valentino Rossi.
O segundo piloto da equipa será, como há muito se suspeita, o italiano Franco Morbidelli. Para este que foi o primeiro piloto da VR46 Academy a conquistar um título mundial, Davide Tardozzi revela que está reservada a Desmosedici GP24.
Sobre esta inconfidência do diretor desportivo da Ducati Corse, Pablo Nieto, diretor desportivo da VR46 Racing Team, refere que os dois pilotos não assinaram ainda contrato, mas que a equipa está muito interessada neles e que a oficialização deverá acontecer muito em breve.
Confirmando-se esta situação dos pilotos da VR46 Racing Team, podemos também adianta desde já que a Gresini Racing, que vai contar com duas motos de 2024 na próxima temporada, vai então ser a equipa Ducati a receber o espanhol Fermín Aldeguer, piloto de Moto2 que a Ducati Corse já contratou para as próximas duas temporadas para competir em MotoGP.
Será também interessante perceber como é que a marca italiana fará a gestão das motos mais atuais, pois, de acordo com as informações divulgadas aquando da contratação de Aldeguer, o espanhol vai pilotar no seu segundo ano de contrato uma moto de fábrica com as especificações mais atuais desse ano.
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